O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, destacou que “celebrar o Dia da Escola é também afirmar a importância da educação como base do desenvolvimento e da justiça social”, sublinhando o papel central da Escola Secundária Manuel de Arriaga — com 171 anos de história — na formação de cidadãos conscientes, livres e solidários.
“Celebrar os 171 anos da Escola Secundária Manuel de Arriaga é celebrar a persistência do saber, o poder da educação e a força de uma comunidade que não desiste de crescer”, afirmou o Presidente da Assembleia, nas comemorações dos 171 anos da instituição, que teve lugar esta tarde, na Horta, considerando a instituição “uma referência incontornável no panorama educativo açoriano”.
Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano, também antigo aluno da Escola Secundária Manuel de Arriaga, partilhou a emoção de regressar à instituição onde iniciou o seu percurso escolar, considerando esse momento “uma honra profunda — e também um reencontro”, sublinhando o impacto determinante na sua formação pessoal e cívica e destacando-a como “um farol para o presente e para o futuro” e um espaço onde se cresce, se descobre e se constrói identidade.
Enaltecendo o trabalho de toda a comunidade escolar, o Presidente Luís Garcia agradeceu aos professores, funcionários e alunos pelo seu empenho contínuo em manter viva a missão educativa da instituição. “Esta escola não é feita apenas de datas ou de paredes. É feita, sobretudo, de pessoas. Pessoas que, com dedicação e trabalho árduo, contribuem para moldar o futuro dos nossos jovens e da nossa comunidade”, concluiu.