Edit Template

Ideias há muitas – A política, o respeito e a ética

A política deveria ser palco de ideias, de convicções e de debate construtivo. O que vemos muitas vezes é um espetáculo de ataques pessoais, desinformação e uma total falta de respeito entre os partidos. Em vez de se apresentarem como adversários legítimos, disputando projetos e propostas para o futuro do país, tratam-se como inimigos irreconciliáveis, prontos para o confronto em qualquer circunstância. É a política da tática em prejuízo da política da estratégia.
O respeito entre partidos políticos não significa a abdicação das diferenças, nem a suavização das críticas. Pelo contrário, é precisamente no diálogo qualificado que assenta uma democracia saudável. O desacordo faz parte do jogo político, mas quando é transformado em desprezo, em insulto e na tentativa de deslegitimação do outro, perde-se a essência e o significado do debate democrático. Consequentemente, o espaço público deixa de ser um terreno fértil para o crescimento de ideias e passa a ser um campo minado de hostilidade.
E foi exatamente isto que fez Pedro Nuno Santos no seu discurso de derrota do último domingo, assumindo um tom pouco amistoso e pouco aberto para entendimentos com a AD, a força vencedora.
Tendo em conta os resultados apurados – vitória da AD, crescimento do Chega, hecatombe do PS – a ocasião era propícia para PNS assumir uma postura mais humilde e de confiança, de tal modo que possibilitasse um clima de estabilidade e de entendimento entre vencidos e vencedores.
Não foi isso que fez Pedro Nuno Santos! Nunca, em tempo algum.
Respeito não é sinal de fraqueza, mas de maturidade. A democracia não se faz na gritaria, mas no reconhecimento da diferença.
Sem essa postura, porém, o espaço político degrada-se. Porque, no final, quem perde são os portugueses, não os partidos. Todos nós merecemos um debate público e político sério e digno, e não num mero espetáculo de agressões verbais. O PS está mais perto do PSD, do que o PSD do Chega. E bastaria assumir serenamente essa nobre postura.

Luís Soares Almeida*

Edit Template
Notícias Recentes
Terra Nostra lança colecção de roupa Happy Cowllection
Arquinteto em concerto na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz
Chega exige transparência sobre dados do goraz nos Açores
Presidente da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória em Lisboa
André Franqueira Rodrigues salienta “reforço do compromisso da Comissão das Pescas com as Regiões Ultraperiféricas no Orçamento para 2026”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores