O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou que vai duplicar o apoio para o torneio Pauleta Azores Scoccer Cup com o objectivo de “promover o desporto na nossa juventude, garantir o impacto destes eventos nas diversas áreas da economia local e na projecção da imagem de excelência de Ponta Delgada no país e no mundo”.
“O reforço deste apoio está mais do que justificado não só pelo aumento significativo dos custos de contexto, que inevitavelmente cria mais dificuldade na organização de um evento com esta dimensão, mas, acima de tudo, porque temos um dever importantíssimo a cumprir: proteger, ajudar e estar ao lado da nossa juventude. É isto que nos move e motiva a fazer mais e melhor”, afirmou o autarca.
Pedro Nascimento Cabral, que falava durante a apresentação da 11.ª edição do Pauleta Azores Scoccer Cup, onde enalteceu a escolha “inovadora” da temática do torneio – “Feel the Game” – que pretende destacar a importância da saúde mental no contexto desportivo, sensibilizando os participantes para estratégias de gestão emocional.
“Quero realçar a nobre e louvável dimensão social que esta organização tem vindo a afirmar através da sua vertente solidária e, agora também, com a escolha deste tema. A aposta na saúde mental é um sinal inequívoco de maturidade, responsabilidade e visão. É preciso estar atento ao bem-estar dos mais jovens e ajudá-los a crescer com valores firmes e saudáveis”, frisou.
Entre jogadores, equipa técnica e elementos do staff, está prevista a participação de cerca de 360 pessoas, sendo que, na sua globalidade, com a participação dos pais e familiares dos atletas, este torneio movimenta cerca de 5 mil pessoas, um número que, segundo Pedro Nascimento Cabral, “espelha bem a capacidade de mobilização e credibilidade que o torneio tem vindo a conquistar ao longo dos anos”.
“Falar de Pedro Pauleta é falar de Ponta Delgada. Este torneio, que carrega o seu nome, tem uma projecção extraordinária. Não há campanha publicitária que traga maior visibilidade aos nossos Açores. Este torneio é uma referência do desporto juvenil e, por isso, a Câmara Municipal faz questão de estar ao seu lado” acrescentou.
O autarca concluiu a sua intervenção sublinhando que “o sucesso deste torneio também se deve à colaboração entre as várias entidades envolvidas”, reforçando que “essa união é essencial para projectar Ponta Delgada e os Açores no exterior e demonstrar que aqui também sabemos realizar eventos desportivos de excelência”.
O torneio, que decorre de 7 a 8 de Junho, vai contar com a participação de 11 equipas, entre elas, o Clube de Futebol Pauleta, o Sporting Clube de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica, o Futebol Clube do Porto, o Paris Saint-Germain, o Solaris United, o Fayal Sport Club, Futebol Clube de Vale Formoso, o Juventude Desportiva Lajense, o Clube União Micaelense e o Vitória Clube do Pico da Pedra.