Edit Template

Ideias Há muitas – Ventura ou o novo status quo

As legislativas, ainda. Porquê? Porque me parece que há por aí muita gente que não percebeu, ou não quer perceber, o que realmente se passou na noite de dezoito de maio. Eis os três factos mais relevantes.
Um. A coligação de direita PDS/CDS foi a força vencedora, consolidando o seu crescimento no centro ideológico moderado, o mesmo que tradicionalmente vota ora mais à direita, ora mais à esquerda. Que o 1º Ministro merecia esse voto de confiança, parece-nos simbolicamente que muitos portugueses acharam que sim. Montenegro é não apenas o grande vencedor do ato eleitoral, como é também o herói inesperado. Muitos vaticinaram o seu fim como político.
Em segundo lugar, o Chega que veio, viu e cresceu, um crescimento não tanto inesperado, dada a campanha que Ventura foi fazendo, não contra a direita instituída, mas contra os temas que repetidamente afetam milhões de portugueses, como a imigração, a insegurança, a habitação, a desigualdade social, o ressentimento, aliás assumido pelo próprio líder do Chega. Eficaz e hábil quanto baste, Ventura carregou a água de uma fonte que muitos vaticinaram que iria secar. Agora tem água para dar e vender.
Por último, o PS. O PS que, como toda a esquerda, precisa de novas cores. Do rosa de Guterres, à palidez dos anos Sócrates, ao vermelho sanguíneo de Costa e César, afundou-se com os tons pastéis de Pedro Nuno. Dizer hecatombe parece-nos pouco. O PS comprou bilhete de não retorno para junto da elite da política portuguesa. Há mais de uma década que depende demasiado de lideranças que olham para dentro mais do que olham para o futuro do partido e do país: fizeram tombar António Seguro, inventaram o governo da geringonça de má memória de Costa e da esquerda radical, ultrapassando Pedro Passos pela direita, e, último fôlego, empurrando Santos para uma liderança frouxa. O PS precisa como de pão para a boca de um projeto reformista a contar do zero. Quiçá um novo presidente reformista e moderno!

Luís Soares Almeida*

Edit Template
Notícias Recentes
Terra Nostra lança colecção de roupa Happy Cowllection
Arquinteto em concerto na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz
Chega exige transparência sobre dados do goraz nos Açores
Presidente da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória em Lisboa
André Franqueira Rodrigues salienta “reforço do compromisso da Comissão das Pescas com as Regiões Ultraperiféricas no Orçamento para 2026”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores