Entre os dias 12 e 16 de junho, as cidades canadianas de Toronto e Montreal acolheram o III Encontro de Diretores de Comunicação Social dos Açores e da América do Norte, promovido pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades.
A iniciativa reuniu oito órgãos de comunicação açorianos e cerca de vinte meios luso-canadianos das províncias de Ontário e Quebec, com o objetivo de reforçar a cooperação transatlântica, promover a identidade cultural açoriana e fomentar sinergias entre os profissionais da comunicação social que servem as comunidades da diáspora.
O programa do encontro incluiu visitas institucionais a rádios, televisões e jornais locais, nomeadamente à Camões TV, Camões Radio, Chin Radio and TV, Correio da Manhã Canadá, rádios CMCTV e CIRV FM, OMNI Television e FPTV.
O ponto alto do encontro foram as duas sessões temáticas realizadas no Centro Comunitário da Graciosa, em Toronto, e na Casa dos Açores do Quebeque, em Montreal. Ambas presididas pelo Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, e divididas em três painéis dedicados à imprensa, rádio e televisão. Estas sessões proporcionaram um espaço de debate e troca de experiências entre os profissionais dos dois lados do Atlântico.
Paulo Estêvão destacou que “a comunicação social é fundamental para fortalecer a ligação entre os Açores e a diáspora”. O governante anunciou ainda um conjunto de medidas para consolidar essa ligação, incluindo a criação de um centro logístico em Ponta Delgada, ações de formação conjuntas e a inclusão da comunicação social da diáspora em campanhas de publicidade institucional.
José Andrade, Diretor Regional das Comunidades, sublinhou a importância da continuidade destes encontros, lembrando que as edições anteriores nos Açores e nos EUA, deram origem à criação da Azores Diaspora Media Alliance (ADMA), coordenada pelo Portuguese Beyond Borders Institute. Esta rede de cooperação, agora com mais de 20 órgãos de comunicação social, deverá ser operacionalizada com o apoio do Governo Regional, através de uma plataforma digital de partilha de conteúdos.
Diniz Borges, Director do Instituto Português Além-Fronteiras-PBBI (Portuguese Beyond Borders Institute) da Universidade Estatal da Califórnia Fresno, que desempenha funções de Coordenador da Azores Diaspora Media Alliance (ADMA), destacou que “os Açores e a diáspora devem continuar a aprofundar os laços que os unem, não só através da geração imigrante, mas também das segundas e terceiras gerações, que são o futuro das nossas comunidades, mesmo que para chegar a eles não seja em português, mas em inglês” realçou o Coordenador da ADMA.
O encontro serviu para serem construídas pontes entre os Açores e as comunidades açorianas, tendo a comunicação social, neste contexto, uma importante papel de reforço da identidade coletiva açoriana.