Edit Template

III Encontro de Comunicação Social dos Açores e América do Norte reforça laços com a diáspora canadiana

Entre os dias 12 e 16 de junho, as cidades canadianas de Toronto e Montreal acolheram o III Encontro de Diretores de Comunicação Social dos Açores e da América do Norte, promovido pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades.
A iniciativa reuniu oito órgãos de comunicação açorianos e cerca de vinte meios luso-canadianos das províncias de Ontário e Quebec, com o objetivo de reforçar a cooperação transatlântica, promover a identidade cultural açoriana e fomentar sinergias entre os profissionais da comunicação social que servem as comunidades da diáspora.
O programa do encontro incluiu visitas institucionais a rádios, televisões e jornais locais, nomeadamente à Camões TV, Camões Radio, Chin Radio and TV, Correio da Manhã Canadá, rádios CMCTV e CIRV FM, OMNI Television e FPTV.
O ponto alto do encontro foram as duas sessões temáticas realizadas no Centro Comunitário da Graciosa, em Toronto, e na Casa dos Açores do Quebeque, em Montreal. Ambas presididas pelo Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, e divididas em três painéis dedicados à imprensa, rádio e televisão. Estas sessões proporcionaram um espaço de debate e troca de experiências entre os profissionais dos dois lados do Atlântico.
Paulo Estêvão destacou que “a comunicação social é fundamental para fortalecer a ligação entre os Açores e a diáspora”. O governante anunciou ainda um conjunto de medidas para consolidar essa ligação, incluindo a criação de um centro logístico em Ponta Delgada, ações de formação conjuntas e a inclusão da comunicação social da diáspora em campanhas de publicidade institucional.
José Andrade, Diretor Regional das Comunidades, sublinhou a importância da continuidade destes encontros, lembrando que as edições anteriores nos Açores e nos EUA, deram origem à criação da Azores Diaspora Media Alliance (ADMA), coordenada pelo Portuguese Beyond Borders Institute. Esta rede de cooperação, agora com mais de 20 órgãos de comunicação social, deverá ser operacionalizada com o apoio do Governo Regional, através de uma plataforma digital de partilha de conteúdos.
Diniz Borges, Director do Instituto Português Além-Fronteiras-PBBI (Portuguese Beyond Borders Institute) da Universidade Estatal da Califórnia Fresno, que desempenha funções de Coordenador da Azores Diaspora Media Alliance (ADMA), destacou que “os Açores e a diáspora devem continuar a aprofundar os laços que os unem, não só através da geração imigrante, mas também das segundas e terceiras gerações, que são o futuro das nossas comunidades, mesmo que para chegar a eles não seja em português, mas em inglês” realçou o Coordenador da ADMA.
O encontro serviu para serem construídas pontes entre os Açores e as comunidades açorianas, tendo a comunicação social, neste contexto, uma importante papel de reforço da identidade coletiva açoriana.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores