Edit Template

Bensaude Hotels adquire Conventoda Alpendura da no Douro

A Bensaude Hotels adquiriu o Convento da Alpendurada, em Marco de Canaveses, num investimento global próximo dos 7,5 milhões de euros, o que marca a entrada do Grupo na região do Douro. A nova unidade hoteleira será a segunda da marca em Portugal continental e a décima primeira do seu portefólio.
Esta aquisição, no ano em que a Bensaude Hotels celebra nove décadas de actividade, assume uma particular relevância enquadrada no Plano Estratégico do Grupo Bensaude para a sua área de turismo. O objectivo passa por expandir geograficamente a sua presença no eixo Norte de Portugal continental (Porto, Douro e Braga).
Com esta aquisição, o Grupo visa desenvolver um produto hoteleiro de segmento elevado e distinto, assente na localização e características ímpares deste activo, com cerca de 100 quartos e 10 villas privadas (para estadias mais prolongadas),com a ambição de o afirmar como um dos produtos de referência da região do Douro.
A iniciativa irá fortalecer a notoriedade da marca Bensaude Hotels, líder no mercado açoriano e, consequentemente, do Grupo Bensaude como um dos principais e mais antigos grupos empresariais portugueses.
A propriedade onde se situa o actual Convento da Alpendurada estende-se por 42 hectares e inclui edificações de diferentes épocas. O projecto a desenvolver na propriedade contempla a reabilitação do Convento da Alpendurada, classificado como Monumento de Interesse Público, e assenta numa matriz com três pilares fundamentais: alojamento, gastronomia e bem-estar. Haverá uma forte ligação à produção agrícola local, à valorização dos produtos da região e à promoção de actividades com ligação ao rio.
“A nossa ambição é clara: criar uma unidade de referência no Douro, profundamente enraizada no território, nas suas tradições e no seu ritmo”, afirma Jorge Aguiar, administrador executivo da Bensaude Turismo. “Este será um projecto assente na identidade única da Região e feito de dentro para fora, com o Douro como alma e inspiração.”
Com a abertura do hotel, está prevista a criação de, pelo menos, 80 postos de trabalho, com prioridade para profissionais da região. A proximidade de uma escola de hotelaria é encarada como uma oportunidade para atrair talento local e construir uma equipa identificada com a região Douro.
A nova unidade da Bensaude Hotels terá como mercados-alvo não só o nacional, como também Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, América do Norte (EUA e Canadá) e Brasil. Uma diversificação de mercados que reflecte a ambição do Grupo em posicionar esta nova unidade como uma referência no Douro.
O desenvolvimento do projecto envolve património classificado e, por isso, depende não apenas da Bensaude Hotels, mas também de entidades externas. Se não surgirem contratempos, a inauguração desta unidade hoteleira está prevista para o segundo semestre de 2028.

O Convento da Alpendurada

O Convento da Alpendurada é um testemunho do passado monástico da região. Fundado originalmente como um mosteiro beneditino, este imponente complexo tem sido um marco na paisagem do Douro, adaptando-se e evoluindo ao longo dos tempos com edificações que abrangem várias épocas.
Originário do século XI, foi posteriormente reformado nos séculos XVII e XVIII, mantendo sua relevância cultural e religiosa ao longo dos séculos. Com uma localização privilegiada e rodeado por uma vasta área natural, o mosteiro é um marco arquitectónico e uma atracção turística da região. Classificado como Monumento de Interesse Público desde 2013, o edifício principal apresenta elementos arquitectónicos de estilos românico, gótico, renascentista e barroco. A estrutura é conventual, com claustros, igreja, e compartimentos distribuídos por várias alas.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores