Edit Template

Inflação nos Açores sobe para 2,29% em Junho impulsionada por restaurantes, habitação e saúde

A taxa de inflação média nos Açores voltou a subir em junho de 2025, fixando-se nos 2,29% nos últimos doze meses, segundo dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA). A região mantém-se ligeiramente abaixo da média nacional, que se situou nos 2,31%.
A variação homóloga (comparação com o mesmo mês do ano anterior) no arquipélago foi de 2,08%, refletindo uma ligeira diminuição face aos 2,11% registados em maio.
Já a variação mensal – que compara os preços com o mês anterior – acelerou para 0,41% nos Açores, bastante acima da média nacional de 0,11%.
Os setores que mais contribuíram para o aumento da inflação média nos Açores foram “Restaurantes e hotéis”, com uma subida de 6,14%, “Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis”, com 4,49%, “Saúde”, com 4,24%, e “Bebidas alcoólicas e tabaco”, com 3,52%.
Em contraciclo, a categoria “Vestuário e calçado” registou uma variação média negativa de -2,33%, revelando uma tendência de descida dos preços neste segmento. Esta mesma classe teve também a maior queda na variação mensal (-0,75%).
A variação mensal mais acentuada foi observada na classe “Restaurantes e hotéis”, com uma subida de 2,67%, o que evidencia uma pressão inflacionista particularmente associada ao setor do turismo e serviços de alimentação, muito influenciado pela época alta de verão.
Estes dados do Índice de Preços no Consumidor (IPC) reforçam a tendência de estabilização da inflação na Região Autónoma dos Açores, embora com dinâmicas distintas entre setores.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores