No Sábado, decorreu na junta de freguesia de Santa Cruz, a apresentação pública de três projectos fulcrais para a freguesia, mais precisamente um Centro Comunitário dos Remédios; um Centro Comunitário e Sede de Escuteiros de Santa Cruz e um edifício de Apoio ao jardim do convento de Santo António.
Nesse contexto, nos Remédios, a antiga escola primária vai ser requalificada num centro comunitário, em que irá integrar valências sociais e uma cafetaria. Este espaço irá dar apoio à comunidade local e contemplará uma sala para aluguer, nomeadamente para eventos para os lagoenses. Existirá também um gabinete de apoio à junta de freguesia e contará com um espaço de cafetaria, para servir a população e colmatar a falta que existe neste lugar.
Por seu turno, o polidesportivo de Santa Cruz, vai ser, igualmente, requalificado, passando a ser um Centro Comunitário e Sede de Escuteiros. Assim, será construído um edifício moderno, de dois pisos, em que os balneários serão reabilitados, mas continuarão a ser de acesso público e existirá, também, uma sala de apoio para a comunidade. Será, ainda, entregue a sede ao Agrupamento 1290 de Santa Cruz, para realizarem as suas actividades. De salientar que, dada a proximidade com o convento de Santo António, este projecto já se encontra validado pela Direcção Regional da Cultura.
Finalmente, no jardim do convento de Santo António, será construído um edifício de apoio, sendo para tal requalificado o antigo posto de artesanato, em que será também edificado um espaço de cafetaria, com esplanada com vista para o mar, onde está previsto um serviço de refeições ligeiras. Esta intervenção contempla ainda a construção de novas instalações sanitárias que ficarão abertas à comunidade e uma sala de apoio a actividades sociais e recreativas. O edifício construído será moderno, estando também prevista a ampliação do parque infantil.
A intenção da Câmara Municipal de Lagoa e da junta de freguesia de Santa Cruz passa por avançar em breve com essas três intervenções que são estruturantes para Santa Cruz, pois promovem a coesão e dignificam a freguesia através de um desenvolvimento sustentável, em prol da comunidade, nomeadamente das famílias, crianças, jovens e seniores do concelho.