Edit Template

Arquipélago acolhe exposição sobre produção artesanal portuguesa

Inaugura hoje, dia 19 de Julho, pelas 16 horas, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas a exposição “Produção artesanal portuguesa: a actualidade do saber-fazer ancestral”
A exposição, que propõe uma reflexão sobre a actualidade do saber-fazer ancestral, reúne peças de todo o território nacional e destaca as suas ligações à sustentabilidade, à identidade local e à inovação. A mostra inclui um conjunto de peças produzidas por artesãs e artesãos açorianos, oriundos de várias ilhas do arquipélago, a saber, trabalhos em bordado, tecelagem, escultura em madeira, cestaria, cerâmica, olaria, e peças com recurso a escamas de peixe, palha de trigo, miolo de figueira, lã, linho, entre outros materiais.
A organização é da Direcção-geral das Artes, que dirige o Programa Nacional Saber Fazer, em parceria com a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego (através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA)), e com a Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto (através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas).
Para a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, esta colaboração “dá expressão ao trabalho contínuo que os Açores têm vindo a desenvolver desde 1998 para distinguir a qualidade e o valor identitário das suas produções artesanais mais genuínas, com um sistema de incentivos único no país, e numa fase de grande crescimento e projecção além-fronteiras”.
Nas palavras de Américo Rodrigues, Director-geral das Artes, “a exposição, na Ribeira Grande, integra peças que revelam a diversidade das práticas artesanais das ilhas. Estes saberes, enraizados no quotidiano e nas práticas rituais açorianas, representam um legado vivo que se renova, afirmando o engenho local e a continuidade de uma herança feita de gestos, matérias e símbolos, em profunda ligação com o oceano sempre presente no horizonte, que envolve e inspira o território”.
O Programa Nacional Saber Fazer tem como objectivo salvaguardar e reconhecer o sector das Artes e Ofícios tradicionais através da criação de um repositório digital com informação sobre a produção artesanal nacional, de organização de laboratórios, workshops e da realização de actividades pedagógicas que valorizem as técnicas tradicionais.
A exposição “Produção artesanal portuguesa: a actualidade do saber-fazer ancestral” permanecerá no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas até 12 de Outubro.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores