Começou ontem a primeira fase das candidaturas nacionais de acesso ao ensino superior, que se estende até ao dia 4 de Agosto. A Universidade dos Açores tem 650 vagas disponíveis para os habituais cursos, a que se juntam novas propostas de ensino, nomeadamente ligadas às ciências do mar.
Para o próximo ano lectivo, as universidades e institutos politécnicos do país disponibilizam 55.956 vagas (mais 643 do que no ano passado) através do sistema geral de acesso, que inclui o exame nacional de acesso e exames locais de acesso, por exemplo, para cursos de artes.
Para os candidatos emigrantes, luso-descendentes ou que solicitem a substituição das provas de ingresso por exames estrangeiros, o prazo de entrega das candidaturas termina a 28 de Julho.
Os estudantes poderão escolher entre mais de 1.100 opções em 34 instituições de ensino superior.
Os resultados serão divulgados a 24 de Agosto, e os candidatos colocados na primeira fase têm até 28 de Agosto para se matricularem.
A segunda fase decorre de 25 de Agosto a 3 de Setembro, sendo os resultados anunciados a 14 de Setembro. A terceira fase decorre de 23 a 25 de Setembro, sendo os resultados anunciados a 1 de Outubro.