Um dos maiores dinamizadores da Viola da Terra, Rafael Carvalho, e a guitarra portuguesa de Tiago Lima, sobem ao palco de “Música no Forte” no icónico Forte de Santa Catarina, nas Lajes do Pico.
Rafael Carvalho, músico natural dos Açores, tem dedicado a sua vida ao instrumento dos dois corações, a Viola da Terra, e elevado do nível Regional a Internacional.
Para além da pesquisa e ensino, em várias escolas de Violas, das quais se destaca o Conservatório de Música de Ponta Delgada, onde leccionou de 2008 a 2022 e estruturou o Curso Curricular do Instrumento, editou 9 Álbuns de Viola da Terra a Solo, 2 álbuns em Duo e 2 álbuns em Trio. Tem ainda 3 livros editados do seu “Método para Viola da Terra” e o livro “Viola da Terra – Crónicas” com uma compilação de artigos sobre a Viola e o seu contexto ao longo do tempo. Produz diversos eventos, anualmente, tendo sido o mentor do Festival “Violas do Atlântico”, “Encontro de Violas Açorianas”, “Orquestra de Violas da Terra da Ilha de São Miguel”, entre outros.
Tiago Lima é um dos génios musicais açorianos da nova geração. Começou na viola de fado com 11 anos, Guitarra Portuguesa aos 16 anos. Cresceu a ouvir fado cantado por sua mãe, avó, tias e primas, tocado por seu avô, que lhe ensinou os primeiros acordes.
Já tocou nas 9 ilhas dos Açores, Portugal Continental, França, Estados Unidos da América, Canadá, Cabo Verde e Bermudas. Em 2019 lançou seu primeiro trabalho discográfico intitulado “Taberna” com o fadista Fábio Ourique. Em 2023 lançou o seu segundo trabalho discográfico, primeiro a solo, “ESCONENA”, em jeito de homenagem ao seu avô, o qual apresentou no Festival Cordas.
Este Domingo, 27 de Julho, entre a apresentação de originais e clássicos da tradição açoriana, o duo de Rafael Carvalho e Tiago Lima conta com a participação dos convidados picoenses Manuel Canarinho Silva, Mónica Goulart e Orlando Martins.
Música no Forte é um projecto MiratecArts, com o Município das Lajes do Pico, apresentando concertos às 19h30, ao pôr-do-sol de Domingos. Este programa tem apoio da Direcção Regional da Cultura e da décima edição do Festival Cordas.
A entrada é livre no Forte de Santa Catarina, nas Lajes do Pico.