Edit Template

Pedro Nascimento Cabral garante que investimento na Habitação não acaba com o PRR

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou que a autarquia vai recorrer a fundos próprios para construir novas habitações na Fajã de Cima e em mais freguesias do concelho, dando continuidade aos investimentos que estão a ser realizados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.
“Estamos já a construir 102 novas habitações no concelho. Mas deixo aqui o compromisso de que, caso existam investimentos na área da habitação que não fiquem concluídos no âmbito do PRR ou que alguns dos concursos públicos que lançámos fiquem sem propostas, a autarquia vai chamar a si a responsabilidade da construção dos fogos habitacionais previstos para a Fajã de Cima e outras freguesias de Ponta Delgada”, vincou.
O anúncio foi feito por Pedro Nascimento Cabral na sessão solene e comemorativa do 282.º aniversário da elevação da Fajã de Cima a Curato, que decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, a construção de novas respostas habitacionais na freguesia vem somar-se ao amplo conjunto de investimentos estruturantes que têm continuamente vindo a ser realizados na Fajã de Cima, apesar dos difíceis contextos com que a autarquia tem tido de lidar ao longo dos últimos quatro anos, obrigando à redefinição de prioridades.
“É com este foco nas pessoas que nós trabalhamos. E, lamentavelmente, quando queríamos dar mais passos na construção de mais infra-estruturas para o desenvolvimento da Fajã de Cima, para além daquelas que conseguimos implementar, tivemos que fazer face ao problema gravíssimo das intempéries do inverno de 2023 para 2024, que, dum momento para outro, causaram prejuízos na ordem dos 12 milhões de euros no concelho”, recordou.
Num mandato que se iniciou ainda em pleno contexto da pandemia Covid-19, Pedro Nascimento Cabral salientou o forte investimento que tem vindo a ser feito no sector social do concelho, como forma de contrabalançar os efeitos severos da crise internacional inflacionária e o aumento das taxas de juro, muito exponenciados pela guerra na Ucrânia e, ainda, imprevisíveis diante do conflito israelo-árabe e tensões comerciais que o mundo está presentemente a enfrentar.
“Nestes últimos quatro anos, centrámo-nos nas pessoas, nas famílias e nas empresas. Aqui, como nas outras freguesias, reforçámos apoios que acabaram por fazer toda a diferença na recuperação económica do concelho. Apenas nas Funções Sociais, investimos mais 10 milhões de euros, apoiando o pagamento de rendas, de despesas familiares e a missão das Instituições Particulares de Solidariedade Social, que nos fazem chegar mais além na resposta às necessidades das nossas populações”, afirmou.
Voltando a colocar a tónica do seu discurso no desenvolvimento da Fajã de Cima, Pedro Nascimento Cabral referiu que, não obstante os constrangimentos com que a autarquia e a Junta se tem deparado, a freguesia evoluiu significativamente, desde 2021.
“Quatro anos passaram num ápice, mas é bom olhar para trás e perceber que a Fajã de Cima já não é bem a mesma que conhecemos no arranque do mandato. Isto significa que cooperámos, investimos e, sobretudo, melhorámos a qualidade de vida de quem vive nesta freguesia”, salientou.
A intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada seguiu-se aos discursos da Directora Regional de Energia, Joana Rita, e do Presidente da Junta da Fajã de Cima, Pedro Almeida, que, em jeito de balanço do mandato, enfatizou todo a atenção e dedicação que Pedro Nascimento Cabral tem prestado aos projectos e pretensões da freguesia.
“Em fim de mandato, faz ainda mais sentido aproveitar a oportunidade que tenho hoje para agradecer esta boa ajuda que tivemos. Com a edilidade, cuja excelente relação é de reconhecer, conseguimos realizar um conjunto significativo de compromissos, na certeza de que outros se concretizarão a breve trecho”, frisou Pedro Almeida, referenciando o projecto de renovação da EB1/JI Cecília Meireles.
“Contamos consigo, Senhor Presidente, para garantir que, tal como até aqui, este imprescindível desígnio se concretize. Permitam-me, assim, destacar o apoio do executivo camarário e, muito em particular, do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, pelo carinho e confiança que sempre depositou nesta Junta de Freguesia, ao longo destes anos”, reforçou.

Edit Template
Notícias Recentes
Preço médio de arrendamento em São Miguel sobe 33% entre Junho e Julho
Açorianos recorreram pouco aos livros de reclamações no primeiro semestre do ano
Emprego e Sindicalismo em transição são tema do X Congresso Regional dos TSD/Açores
José Manuel Bolieiro presidiu à abertura da conferência internacional “Weather, Climate and the Economy”
Mais de 160 jovens já beneficiam da Medida de Valorização Salarial do pacote “+ Jovem”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores