O Quarteto Quadrivium, no próximo dia 26 de Julho, às 21 horas apresenta-se na Ermida Nossa Senhora do Rosário na Vila de Rabo de Peixe, um espaço, até agora afastado dos circuitos culturais e raramente utilizado para eventos musicais.
Este concerto é o primeiro de um ciclo de concertos a que a Quadrivium – Associação Artística designou de: Ciclo de Concertos à descoberta. A verdade é que foi a associação a primeira a surpreender-se com a quantidade de espaços de ermidas que nunca tinham sido ponderados como lugar para uma apresentação musical. Assim começou a descoberta e a redescoberta de verdadeiras pérolas guardadas em volta da ilha de São Miguel.
O primeiro concerto sobe ao alto do Rosário de Rabo de Peixe.
O quarteto, composto por dois violinos, uma viola e um contrabaixo — formação pouco convencional dentro do repertório de música de câmara — apresentará um programa que cruza tradição e inovação, explorando sonoridades que ganham uma nova dimensão na acústica íntima e singular desta ermida secular.
A iniciativa pretende dar a conhecer este espaço histórico, muitas vezes ignorado, e revelar o seu potencial para um lugar onde se pode desfrutar de um concerto musical no alto da vila de Rabo de Peixe.
O concerto tem entrada livre e contará com um breve momento no exterior da Ermida, antes da actuação, propriamente dita, no interior do espaço, oferecendo ao público uma experiência sensorial completa — som, espaço (interior e exterior) entrelaçados num só momento.
Este concerto é uma produção da Quadrivium – Associação Artística, com o apoio da Direcção Geral das Artes, do Governo Regional dos Açores e da Câmara Municipal da Ribeira Grande.