Edit Template

1º Concerto do Ciclo de Órgão do Jubileu da Esperança na igreja de São José

O concerto inaugural do Ciclo do Órgão, uma iniciativa do Grupo Coordenador do Jubileu para assinalar a vivência do Ano Santo da Esperança na Diocese de Angra, tem lugar hoje, dia 30 de Julho, às 18h30, na igreja de São José, em Ponta Delgada, noticia o sítio Igreja Açores,
O concerto será assegurado pelo jovem organista Henrique Rodrigues, de Ponta Delgada, que iniciou os seus estudos musicais aos seis anos no Conservatório Regional de Ponta Delgada, na classe de órgão. Ao longo do seu percurso académico e artístico, participou em várias masterclasses, workshops e estágios de órgão com músicos de renome, como André Ferreira, João Santos, Diogo Pombo, Nuno Almeida, Enrico Viccardi, Francesco Cera, Javier Artigas, Olivier Latry, Thomas Ospital, entre outros.
Em Maio de 2022, foi distinguido com o 1.º prémio na categoria Órgão – Solista – Nível E, na 15.ª edição do Concurso Luiz Peter Clode, realizado na ilha da Madeira.
Profundamente ligado à música litúrgica desde tenra idade, encontrou nela uma das principais motivações para se dedicar ao estudo do órgão.
Paralelamente à formação no conservatório, toca gaita-de-foles no grupo Urro das Marés, onde se tem apresentado em eventos como a Feira Quinhentista (Ribeira Grande), os Dias Medievais de Castro Marim (Algarve) e as Fêtes Renaissance du Roi de l’Oiseau em Le Puy-en-Velay, França.
No ano lectivo de 2022/2023, concluiu o 8.º Grau do Curso Secundário de Música no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Desde 2023, integra o coro Ricercare, com o qual tem colaborado em múltiplas apresentações públicas e gravações, aprofundando a interpretação de um repertório coral exigente, que abrange diferentes estilos e períodos históricos.
Actualmente, frequenta o curso de Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do Professor João Vaz.
O Ciclo do Órgão promovido pela diocese de Angra destina-se a contar a Esperança a partir da música. Três jovens organistas interpretarão uma peça – original ou por eles escolhida – que traduza a Esperança Cristã num momento de concerto musical em órgãos históricos da Diocese, a saber: Matriz da Horta- Faial- Concerto de Páscoa; Igreja de São José Ponta Delgada, São Miguel- Concerto do Tempo Comum e outro na Terceira, na Sé.

Edit Template
Notícias Recentes
Reabilitação do Conservatório adiada e remetida para nova avaliação em 2026
Sandra Garcia transita da Direcção Regional da Cultura para a dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa
“Governo da República falha aos agricultores açorianos em Lisboa e em Bruxelas”, afirma Franqueira Rodrigues
Paulo Moniz sublinha avanços credíveis para a nova Cadeia de São Miguel
Requalificação da Escola do Fisher na Lagoa não pode continuar esquecida, afirma PS/Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores