Edit Template

José Manuel Bolieiro distinguido pela “coragem nas decisões que valorizam os bombeiros” da Região

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Boleiro, foi distinguido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD) com o galardão de “Cidadania e Mérito”, em reconhecimento pela “coragem nas decisões tomadas e decisivas para a melhoria e a valorização dos bombeiros”.
Segundo o Presidente da Direcção da AHBVPD, João Paulo Medeiros, a atribuição deste galardão distingue “um homem da protecção civil, próximo das comunidades e populações”, ciente “da necessidade de se avançar no tempo” e com uma “visão estratégica, de pensamento e de futuro para o sector” da Protecção Civil e Bombeiros nos Açores.
“[Quando o Presidente do Governo assumiu funções governativas, em Novembro de 2020] Os bombeiros estavam cansados de esperar pela valorização das suas carreiras, pela implementação do seu estatuto profissional, pela capacitação de meios”, lembrou João Paulo Medeiros, para enaltecer a cooperação e o trabalho conjunto que está em curso desde então e que “começou logo pela aquisição de autotanques e pela revisão da Portaria das Condições de Trabalho”, lembrou.
A entrega do galardão decorreu na cerimónia comemorativa do 146.º aniversário da AHBVPD, no Quartel de São Gonçalo, em Ponta Delgada, ocasião na qual foram também distinguidos o Secretário Regional do Ambiente e Acção Climática, Alonso Miguel, e o Presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, Rui Andrade.
Durante a sua intervenção, o Presidente do Governo Regional agradeceu a “cortesia” da AHBVPD e do seu Presidente, renovando o firme compromisso do Governo dos Açores com “um percurso progressivo de reformas na Protecção Civil”.
“É preciso continuar a reformar, como temos feito. O Governo dos Açores tem cumprido com esforço orçamental máximo o que corresponde este percurso progressivo de reformas na Protecção Civil e a benefício da sustentabilidade não só da Protecção Civil como também das Associações Humanitárias dos Bombeiros dos Açores enquanto entidades empregadoras”, disse.
Entre os “compromissos assumidos e cumpridos” está o novo modelo de financiamento das Associações Humanitárias dos Bombeiros, que “aumentou significativamente a disponibilidade financeira do Orçamento regional para financiamento das associações”, valorizou o Presidente, o que se traduz na assunção de uma co-responsabilidade que não deve ser exclusiva do Orçamento regional, mas antes partilhada com os Municípios, enquanto autoridades municipais máximas de Protecção Civil, e com os cidadãos.
Também a valorização dos salários dos bombeiros dos Açores, operada em 2024 pela Portaria das Condições de Trabalho, permitiu aumentar em 102 euros a remuneração dos bombeiros, uma melhoria que deve progredir com “fontes de financiamento plurais para que as entidades empregadoras possam ter robustez e sustentabilidade para compensar de forma ainda mais justa o trabalho e a dedicação dos bombeiros”, defendeu.
No que respeita ao estatuto social e ao reconhecimento profissional dos bombeiros, José Manuel Bolieiro valorizou avanços como a comparticipação das despesas nos ATLs (Ateliês de Tempos Livres) para familiares ou a comparticipação de 50% na bonificação do tempo de serviço para efeitos de reforma, que “é merecida, numa profissão de desgaste rápido, que está feita e confirma o orgulho deste percurso”.
Em termos renovação e fortalecimento das frotas, o Governo dos Açores já investiu cerca de 4 milhões de euros na aquisição de nove novas viaturas de combate a incêndios e nove novas ambulâncias de socorro para as associações de bombeiros, além do investimento em equipamentos de protecção individual para as mulheres e homens bombeiros.
Recentemente, foram entregues à AHBVPD um novo autotanque pesado e duas novas ambulâncias, num investimento conjunto superior a meio milhão de euros.
Ainda durante a sua intervenção, o Presidente do Governo apelou para que os cidadãos adiram enquanto sócios à AHBVPD, já que esta ajuda “reverterá aos próprios cidadãos”, não só no combate a incêndios mas também através do Serviço Regional de Saúde, para o qual são operados 35 empenhamentos por dia e mais de 12.000 empenhamentos por ano.
O Presidente do Governo deixou, por isso, uma palavra de “reconhecimento operacional” à AHBVPD, aproveitando a ocasião para renovar o agradecimento pela reacção ao trágico incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, sobre a qual “foram mais públicas as vozes dos detractores do que o verdadeiro reconhecimento do mérito e do brio que cada uma e cada um dos bombeiros envolvidos prestou”.
José Manuel Bolieiro congratulou, também, a “boa atitude” da AHBVPD de retomar a actividade da Escola de Infantes e Cadetes, destacando a sua importância para a “descoberta de vocação, paixão à causa e promoção de uma cultura de protecção civil que desde a infância se desenvolve”.
Participaram na sessão comemorativa do 146.º aniversário da AHBVPD, entre representares de forças militares, de segurança, sindicais e da sociedade civil, o Presidente da Federação dos Bombeiros dos Açores, José Braia Ferreira; o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Nelson Santos; e o Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Resendes.

Edit Template
Notícias Recentes
Blue Azores convidado a integrar grupo de trabalho da COP30 para a protecção do oceano
Ilha mais pequena do arquipélago promoveu oração pela paz juntando-se à intenção do Papa
Casas com piscina custam mais 35% em Ponta Delgada
Ordem dos Economistas promove debate sobre Finanças Públicas Regionais
Parque automóvel cresceu 43,4% na última década e já ronda as 190 mil viaturas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores