A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBVPD) comemorou o seu 146.º aniversário, onde marcou presença o Vice-presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Nelson Santos, reafirmando o compromisso sólido da autarquia com esta instituição e anunciando medidas concretas e consensualizadas para reforçar a presença operacional no concelho já a partir de 2026.
Apesar de o corpo de bombeiros não ter, ainda, formalmente a designação de “Bombeiros de Lagoa”, Nelson Santos destacou que, “pela história, pela proximidade e, sobretudo, pelo serviço prestado à comunidade”, esta é também uma corporação que serve a Lagoa diariamente.
O Vice-presidente sublinhou que o município investe, anualmente, cerca de quatro euros por habitante no apoio aos Bombeiros Voluntários – um dos valores mais elevados da Região em termos per capita – e anunciou a intenção de evoluir dos actuais acordos anuais para acordos plurianuais, garantindo maior previsibilidade, estabilidade e segurança no planeamento.
Na intervenção, Nelson Santos revelou o entendimento alcançado com Associação para que, em 2026, a Lagoa passe a contar com presença operacional permanente dos bombeiros, instalada em espaço disponibilizado pela autarquia. Este núcleo inicial incluirá uma Ambulância de Transporte de Doentes (ABTD), um Pronto Socorro Ligeiro, com reservatório e um Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios, com respectivas tripulações.
O autarca apelou, ainda, para que o programa Açores 2030 possa integrar de forma mais natural o papel das autarquias na protecção civil, viabilizando financiamento para aquisição de meios de protecção civil. Contudo, assegurou que, caso tal não seja possível, o município avançará com fundos próprios para financiar meios de apoio directo na Lagoa, que se tornem essenciais, como os mencionados.
Apesar dos dados do Serviço Regional de Protecção Civil indicarem que os tempos de resposta no concelho estão dentro dos parâmetros definidos, Nelson Santos defendeu que “vale a pena investir ainda mais, para que uma boa resposta se torne excelente e para que o futuro esteja sempre um passo à frente das necessidades”.
Encerrando a sua intervenção, o Vice-presidente destacou que “honrar o passado é também investir no futuro” e que a ligação entre a Lagoa e os Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada é motivo de orgulho para o município. “Que daqui a muitos anos, quando outros celebrarem esta data, e em particular os lagoenses, possam olhar para trás e dizer: em 2025, demos todos em conjunto um passo que mudou para melhor a forma como cuidamos uns dos outros”, concluiu.