O comércio a retalho de produtos alimentares nos Açores registou em julho de 2025 um aumento expressivo nas vendas, segundo os dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).
A preços constantes, as vendas nas grandes superfícies comerciais da Região subiram 10,43% face ao mesmo mês do ano passado e 12,87% a preços correntes.
O Índice de Vendas do Comércio a Retalho de Produtos Alimentares (IVCR-PA) apresentou também um crescimento trimestral homólogo de 10,17%, confirmando a tendência de dinamismo no setor. Em termos de variação média dos últimos 12 meses, os resultados evidenciam um acréscimo de 9,41% a preços constantes e de 11,82% a preços correntes.
A evolução positiva foi sustentada por variações mensais igualmente favoráveis. Em julho, registou-se um aumento de 0,95% nas vendas face a junho, corrigido dos efeitos de calendário e da sazonalidade.
Os índices do comércio a retalho, calculados a partir do Inquérito Mensal ao Volume de Negócios e Emprego no Comércio a Retalho, refletem o comportamento do consumo alimentar nos Açores.
Estes dados confirmam que o setor tem mantido uma trajetória de crescimento consistente, acompanhando o dinamismo da procura e o aumento do consumo das famílias na Região.