Edit Template

O superpoder do SOL

O Verão é para muitos/as “a” estação do ano. Aquela altura em que mudamos a rotina, os dias são mais longos e os planos surgem com maior leveza. É uma época em que o tempo, nos vários sentidos da palavra, cresce e contribui de forma harmoniosa para o nosso autocuidado. Nesta estação acabamos por ter mais oportunidades de nos mantermos ativos, nutridos,s ociais e consequentemente mais alegres. Sabe porquê?
A luz solar é uma necessidade para a nossa sobrevivência e da maioria das outras espécies do planeta. Precisamos da luz do sol para que a nossa mente e corpo funcionem adequadamente (Bertaniet al., 2021; Sliney, 2016).Um dos fatores é que a exposição à luz solar aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor associado ao bem-estar, humor e regulação do sono. Também a ocitocina, associada ao vínculo social, confiança e a diminuição stress (Neumann et al., 2000) contribui para a diminuição dos níveis de cortisol (hormona do stress) trazendo uma maior sensação de calma, relaxamento e menor sensação de fadiga. Por sua vez, adopamina, neurotransmissor envolvido na motivação, prazer e recompensa (Praschak-Riederet al., 2011) contribui para que aproveite os dias com um sorriso no rosto e gratidão no coração. Num estudo longitudinal com mais de 400 mil participantes, Burns e colaboradores (2021) concluem que as pessoas que despendem mais tempo no exterior durante o período diurno – pelo menos, duas horas e meia – apresentam maior vitalidade, melhor qualidade do sono, maior facilidade em acordar e menor cansaço acumulado no final do dia.
Usufrua do bom tempo e faça banhos de mar e de sol (com protetor solar e sem ser em demasia), caminhe, acampe, saia para estar com as pessoas que gosta e que a fazem rir (muito), leia, vá a uma esplanada, ouça música, dance, abrace, tire uns dias de férias, viaje e faça genuinamente o que gosta. E embora cada pessoa tem uma forma própria de se nutrir, estas podem ser excelentes sugestões para cuidar da sua saúde mental. Aliada a estas atividades, procure sempre manter uma boa rotina de sono, uma alimentação equilibrada, beber (muita) água e realize atividade física com o intuito de restabelecer energias e contribuir para o seu bem-estar físico e emocional.
Finalmente, embora o verão seja uma estação de excelência para a maioria das pessoas, esta época pode trazer desafios para a saúde mental, designadamente o impacto do calor, alterações da rotina do sono, excessos alimentares, a pressão social por um corpo “ideal”, maior índice de consumos e a exposição excessiva às redes sociais.
Por isso, aproveite o verão para se nutrir e amar, cuidando de si e dos seus com gentileza, generosidade, otimismo, paciência, (com)paixão, gratidão e sol (q.b.) no corpo e na mente.
Fique bem pela sua saúde e de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Letícia Leal*

*Psicóloga na Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores