O Verão é para muitos/as “a” estação do ano. Aquela altura em que mudamos a rotina, os dias são mais longos e os planos surgem com maior leveza. É uma época em que o tempo, nos vários sentidos da palavra, cresce e contribui de forma harmoniosa para o nosso autocuidado. Nesta estação acabamos por ter mais oportunidades de nos mantermos ativos, nutridos,s ociais e consequentemente mais alegres. Sabe porquê?
A luz solar é uma necessidade para a nossa sobrevivência e da maioria das outras espécies do planeta. Precisamos da luz do sol para que a nossa mente e corpo funcionem adequadamente (Bertaniet al., 2021; Sliney, 2016).Um dos fatores é que a exposição à luz solar aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor associado ao bem-estar, humor e regulação do sono. Também a ocitocina, associada ao vínculo social, confiança e a diminuição stress (Neumann et al., 2000) contribui para a diminuição dos níveis de cortisol (hormona do stress) trazendo uma maior sensação de calma, relaxamento e menor sensação de fadiga. Por sua vez, adopamina, neurotransmissor envolvido na motivação, prazer e recompensa (Praschak-Riederet al., 2011) contribui para que aproveite os dias com um sorriso no rosto e gratidão no coração. Num estudo longitudinal com mais de 400 mil participantes, Burns e colaboradores (2021) concluem que as pessoas que despendem mais tempo no exterior durante o período diurno – pelo menos, duas horas e meia – apresentam maior vitalidade, melhor qualidade do sono, maior facilidade em acordar e menor cansaço acumulado no final do dia.
Usufrua do bom tempo e faça banhos de mar e de sol (com protetor solar e sem ser em demasia), caminhe, acampe, saia para estar com as pessoas que gosta e que a fazem rir (muito), leia, vá a uma esplanada, ouça música, dance, abrace, tire uns dias de férias, viaje e faça genuinamente o que gosta. E embora cada pessoa tem uma forma própria de se nutrir, estas podem ser excelentes sugestões para cuidar da sua saúde mental. Aliada a estas atividades, procure sempre manter uma boa rotina de sono, uma alimentação equilibrada, beber (muita) água e realize atividade física com o intuito de restabelecer energias e contribuir para o seu bem-estar físico e emocional.
Finalmente, embora o verão seja uma estação de excelência para a maioria das pessoas, esta época pode trazer desafios para a saúde mental, designadamente o impacto do calor, alterações da rotina do sono, excessos alimentares, a pressão social por um corpo “ideal”, maior índice de consumos e a exposição excessiva às redes sociais.
Por isso, aproveite o verão para se nutrir e amar, cuidando de si e dos seus com gentileza, generosidade, otimismo, paciência, (com)paixão, gratidão e sol (q.b.) no corpo e na mente.
Fique bem pela sua saúde e de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Letícia Leal*
*Psicóloga na Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória