O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas recebe Denise Pollinino próximo Sábado, 13 de Setembro, pelas 11h00.
No workshop “ARTPRACTICECOMMONS” (Os Comuns na Prática Artística), a educadora e investigadora Denise Pollini propõe-se, partir de exemplos de projectos artísticos que integram estes princípios, tais como TradeSchool.coop (2009-2019), de Caroline Woolard, ou The Crystal Quilt (1985-1987), de Suzanne Lacy, para estabelecer ligações entre os colectivos de públicos residentes e os artistas envolvidos nos três territórios do projecto — Évora, Lisboa e São Miguel — promovendo uma reflexão crítica sobre os modos de apropriação, representação e participação cultural. A sessão, assente em metodologias de investigação artística e pensamento colaborativo, contribuirá para a construção do catálogo colaborativo do projecto, entendido não apenas como registo documental, mas como espaço vivo de pensamento colectivo.
Denise Pollini, mestre em Artes Cénicas pela Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, Brasil) e licenciada em Artes Visuais pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP – São Paulo, Brasil), Denise Pollini é investigadora, educadora e curadora que vive na Antuérpia, Bélgica. Foi Coordenadora do Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves entre 2015 e 2021 e do Sector Educativo do Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP – São Paulo, Brasil) entre 1999 e 2015. Docente e conferencista, ministrou aulas, cursos, seminários e conferências em diversas instituições no Brasil e em Portugal.
Em 2023 realizou a curadoria, junto com Pascal Gielen, da Conferência internacional e Workshops: “Comum: Pela Política e Estética da Partilha”, realizada em São Paulo, Brasil, no Sesc – SP. Uma iniciativa do SESC – SP, Universidade da Antuérpia, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal e Consulado da Bélgica em São Paulo. Actualmente, desenvolve seu PhD na Universidade da Antuérpia sob o tema: “The Commons and Museums: the Commons as a Pathway to a New Institutional Dynamic” sob a orientação de Pascal Gielen e Gert Verschraegen. Desde 2022 integra o Centro de Investigação “Culture Commons Quest Office” (CCQO) na Antuérpia, onde investiga Novas Institucionalidades frente aos Museus e Instituições Culturais. É bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em Portugal desde 2022.
“Isto não é um cubo” é um projecto desenvolvido em co-programação pela Pó de Vir a Ser (Évora), pela Culturgest (Lisboa) e Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (São Miguel) . As estruturas artísticas convidadas são OSSO, Space Transcribers e Teatro do Frio. O projecto é apoiado pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes Direcção Geral das Artes no âmbito da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
