Edit Template

Henrique Levy apresenta candidatura à Câmara Municipal de Ponta Delgada

Henrique Levy, candidato da CDU, apresentou, ontem, a sua candidatura à Câmara Municipal de Ponta Delgada assumindo “um compromisso de responsabilidade e de futuro”.
O candidato considera que “não foi um impulso, mas a convicção de que é possível transformar o nosso concelho num espaço mais justo, solidário e equilibrado, onde ninguém seja condenado ao silêncio ou à resignação”.
“A escola que deveria ser o lugar onde tudo deveria começar a mudar é, infelizmente, o lugar onde tudo começa a falhar. O arquipélago lidera todos indicadores de fragilidade educativa; abandono escolar, resultados abaixo da média nacional, défice de literacia e, sobretudo, uma relação de afastamento entre os cidadãos e a instituição que deveria ser o motor da sua emancipação”, afirmou.
“A escola, que devia funcionar como elevador social, está a reproduzir as desigualdades já existentes”, declarou.
Ainda, o candidato realçou que “a pobreza que marca os Açores não se resume à falta de rendimento: é também défice de literacia, abandono escolar, exclusão cultural e fraca mobilidade social. É por isso que defendo que o combate às desigualdades só pode ser feito com um forte investimento na educação, na cultura e nos direitos sociais — não com paliativos ou esmolas. Precisamos de escolas abertas à comunidade, de programas de literacia e formação de adultos, de bolsas universais, de transportes e manuais gratuitos, para que nenhum jovem abandone a escola por razões económicas”.
No mês em que se iniciam as aulas e a campanha eleitoral para as eleições autárquicas, todos os candidatos às Câmaras e Assembleias Municipais “deviam expressar quais as políticas que pretendem implantar nos seus Concelhos de modo a contrariar os indicadores de fragilidade educativa, abandono escolar precoce, fraca literacia, desigualdades profundas no acesso ao saber”, explicou.
Henrique Levy também referiu que “para que a Escola Pública seja motor de igualdade, emancipação e futuro tem de estar ligada à comunidade na promoção da cultura e conhecimento. Como candidato da CDU, à Câmara Municipal de Ponta Delgada, exigirei ao Governo Regional que reforce o investimento em infra-estruturas; garanta estabilidade a todos os profissionais de educação; combata a precariedade docente e valorize a carreira de educadores, professores e auxiliares de acção educativa”.
O candidato defende que é necessário “combater o Abandono Escolar, defendendo bolsas de estudo universais e suficientes, transportes totalmente gratuitos, fornecimento de manuais e material escolar sem custos para as famílias, porque nenhum jovem deve abandonar a escola por falta de condições económicas”.
“O município não pode limitar-se a licenças e burocracias; deve ser motor de cultura, ciência e cidadania, em articulação com associações, bibliotecas, clubes e instituições locais. Critico a ausência de uma política cultural consistente na actual vereação, bem como o fracasso da candidatura a Capital Europeia da Cultura, que mostrou falta de visão, de ligação às pessoas e às freguesias”, proferiu.
Assim, Henrique Levy apresenta esta candidatura “com uma equipa plural e competente: João Almeida, jovem cuja energia e esperança dão voz ao futuro; Manuela Santos, com a experiência e coragem necessárias para afirmar a voz das mulheres e das famílias; Aníbal Pires, encabeçando a Assembleia Municipal com reconhecida seriedade e competência; e Mário Abrantes, nosso mandatário, que é garantia de autoridade cívica e cultural”.
“O futuro de Ponta Delgada constrói-se com coragem, trabalho e proximidade às pessoas. É com esta determinação que a CDU se apresenta para servir todas as freguesias do concelho”, concluiu o candidato.

Edit Template
Notícias Recentes
Reabilitação do Conservatório adiada e remetida para nova avaliação em 2026
Sandra Garcia transita da Direcção Regional da Cultura para a dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa
“Governo da República falha aos agricultores açorianos em Lisboa e em Bruxelas”, afirma Franqueira Rodrigues
Paulo Moniz sublinha avanços credíveis para a nova Cadeia de São Miguel
Requalificação da Escola do Fisher na Lagoa não pode continuar esquecida, afirma PS/Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores