A inflação nos Açores continuou a aliviar em Agosto: a taxa de variação média dos últimos 12 meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC) recuou para 2,26%, abaixo da média nacional (2,40%). Em termos homólogos, os preços na Região subiram 1,95%, menos do que os 2,76% registados no país, e a variação mensal fixou-se em +0,25%, em contraste com a queda de -0,22% a nível nacional.
Face a Julho, a taxa homóloga regional avançou 0,22 pontos percentuais e a mensal acelerou 0,80 p.p., segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).
Pelo lado das classes de despesa, a média dos últimos 12 meses mostra que “Restaurantes e hotéis” foi o principal motor da inflação regional (+6,52%), seguido de “Habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis” (+4,68%) e “Saúde” (+4,26%). Em sentido Inverso, “Vestuário e calçado” apresentou variação média negativa (-2,24%), contribuindo para atenuar a pressão sobre o índice. No comportamento mensal de agosto, destacou-se a subida de “Restaurantes e hotéis” (+1,40%), enquanto “Vestuário e calçado” caiu -8,78%, reflectindo efeitos sazonais. O SREA sublinha que a taxa média de 12 meses é menos sensível a oscilações pontuais, enquanto a taxa homóloga compara o mês com o período homólogo e a mensal capta variações entre meses consecutivos. A próxima actualização do IPC regional está agendada para 10 de Outubro de 2025.