Edit Template

Ideias Há Muitas – Sushi do Japão, abacate do México e incêndios

As evidências que nos fazem crer que o clima está a mudar drasticamente são invariavelmente estas: aumento das temperaturas globais; degelo das calotas polares; aumento do nível médio do mar e aquecimento dos oceanos; eventos climáticos extremos mais frequentes e intensos; o impacto na biodiversidade; e, por fim, a ação humana, confirmada pelo consumo dos combustíveis fósseis e aumento das emissões de dióxido de carbono.
Ao consultar os inúmeros relatórios, memórias descritivas, notícias de todo o mundo, são inquestionáveis essas conclusões, e assusta ver que em vez de estarmos unidos numa estratégia global de reversão, andemos distraídos com tudo o que não sejam aqueles assuntos.
Pessoalmente, não creio que estejamos à beira de um colapso climático, apesar das ditas evidências.
Se o clima muda, é porque a pressão humana sobre a ecologia é mais intensa do que nunca. Ou seja, as causas da mudança climática devem-se mais devido à ação humana do que a qualquer outra. É que quando elencamos as evidências parece que elencamos causas, e a causa é o ser humano e o seu estilo de vida consumista embrutecido.
O mundo inteiro quer mais aviões no ar, mais automóveis nas estradas; mais turismo nas pousadas, mais sushi no prato. O mundo inteiro quer mais tudo e esquece-se que estes são os verdadeiros motivos por que vamos perdendo a qualidade do ar, das águas, marinhas ou pluvais, ou perdemos a biodiversidade das espécies. Intensificamos tanto a captura de espécies piscícolas, por exemplo, que depois andamos às turras por capacidade de armazenamento, distribuição e comercialização. Numa palavra: andam todos atrás de lucro.
Contudo, não é sério culpar a mudança climática pelos incêndios no país. Deve-se a mão hominídea, mão consciente, diabólica e criminosa. Até quando?

Luís Soares Almeida

[email protected]

Edit Template
Notícias Recentes
Teleconsultas sobem para 19 969 em 2025 e mudam padrão de procura nas Unidades de Saúde de Ilha
Açores 2030 prevê 22 avisos em 2026 com 114,35 milhões de euros para apoiar projectos na Região
Portuguesa VisionWare leva Cibersegurança à Universidade dos Açores
Programa LEADER atinge execução de 42 milhões de eurose reforça apoio ao investimento rural, afirma António Ventura
Governo da República prepara medidas para valorizar a calçada portuguesa e Ponta Delgada integra candidatura à UNESCO
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores