Edit Template

Contra mais betão no Monte Verde

Conforme foi noticiado, realizou-se há poucos dias um encontro público para debater a questão da poluição na praia do Monte Verde, no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel. Participaram diversas entidades e especialistas. O comunicado final desse debate público promovido pela diligente organização SOS-Monte Verde deixou-me um pouco perplexo.
Os problemas da bela zona Monte Verde têm uma amplitude maior do que foi debatido no encontro referido, embora muito positivo e muito oportuno. A zona Monte Verde não é só frente de mar ou praia.
Efetivamente, regista-se na zona uma excessiva pressão urbanística, nomeadamente com a construção de várias unidades hoteleiras. Já são demais, com a autorização quer do Governo Regional dos Açores quer da Câmara Municipal da Ribeira Grande. Ainda recentemente foi anunciada a edificação de mais um monstruoso hotel na zona Monte Verde. Mas sobre essa questão da excessiva pressão urbanística ninguém se pronunciou, a avaliar pelo comunicado e pelas respectivas conclusões. Estranho um pouco.
Como já referi, a zona Monte Verde não é só frente de mar ou praia. Há toda uma envolvência ambiental que deve ser protegida e preservada, urgentemente.
Avanços na modernização da rede de saneamento básico, alterações ao projeto da frente de mar para não afetar o areal e preservação do local de desaguo da levada são ações que merecem aplauso, com certeza. No entanto, repito, urge travar a implantação de mais betão na zona Monte Verde.
Não quero ser alarmista, mas receio que a zona Monte Verde esteja em sério risco, porque os poderes governamental e autárquico cedem facilmente aos interesses imobiliários e turísticos, permitindo a construção de mais hotéis e afins. Os habitantes e os amigos do concelho da Ribeira Grande devem opor-se ao avanço do betão, que parece imparável.

Tomás Quental Mota Vieira

Edit Template
Notícias Recentes
Teleconsultas sobem para 19 969 em 2025 e mudam padrão de procura nas Unidades de Saúde de Ilha
Açores 2030 prevê 22 avisos em 2026 com 114,35 milhões de euros para apoiar projectos na Região
Portuguesa VisionWare leva Cibersegurança à Universidade dos Açores
Programa LEADER atinge execução de 42 milhões de eurose reforça apoio ao investimento rural, afirma António Ventura
Governo da República prepara medidas para valorizar a calçada portuguesa e Ponta Delgada integra candidatura à UNESCO
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores