A cidade da Lagoa, mais propriamente o convento de Santo António, acolheu a 2.ª edição da Feira do Idoso, uma iniciativa organizada pelo Comando Regional dos Açores, através da Polícia de Segurança Pública (PSP), mais propriamente da Esquadra da Lagoa, que contou com a presença do seu responsável, Comandante Filipe Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa.
Esta feira insere-se no Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança, do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade da PSP. Numa colaboração com a Câmara Municipal de Lagoa e outras instituições locais, com destaque para a Santa Casa da Misericórdia de Santo António de Lagoa, o Centro Sociocultural de São Pedro e o Centro de Saúde de Lagoa – USISM, uniram-se sinergias para realizar este evento, durante dois dias, em prol da qualidade de vida e do bem-estar do idoso.
De referir que a Câmara Municipal de Lagoa tem um vasto leque de actividades que promovem o envelhecimento activo da população, como é o caso do projecto “A Avó Veio Trabalhar” e o Cartão Lagoa + Saudável. Estas iniciativas demonstram à comunidade as instituições e as respostas existentes no território, para assegurar o bem-estar e promover a segurança e saúde desta população mais vulnerável, enquanto combate ao problema da solidão dos idosos.
A Feira do Idoso foi, pelo segundo ano consecutivo, realizada no concelho de Lagoa e pensada para os idosos lagoenses, tendo envolvido cerca de 100 seniores, oriundos de várias instituições, nomeadamente do projecto “A Avó Veio Trabalhar”, da Santa Casa da Misericórdia de Santo António de Lagoa e do Centro Sócio Cultural de São Pedro. Além dos programas e projectos da PSP e da Câmara de Lagoa, a iniciativa contou, ainda, com a presença de diversas de profissionais e empresas, como o Programa «Cuidar e Viver» da Marques, S.A., e a terapeuta Débora Rodrigues da Universidade dos Açores.
