Edit Template

“Envelhecer com dignidade é um direito que todos nós devemos respeitar e defender”, afirma Cristina do Canto Tavares

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, assinalou na Quarta-feira, o Dia Internacional do Idoso com um conjunto de actividades interactivas que reuniram mais de uma centena de seniores de várias freguesias do concelho.
O encontro, que decorreu no Centro Polidesportivo dos Remédios da Bretanha, contou com a participação da Vereadora Cristina do Canto Tavares, que descreveu este como “um dia de celebração da vida, da experiência e da sabedoria”.
“Envelhecer com dignidade é um direito que todos nós devemos respeitar e defender. É, por isso, que consideramos essencial investir em políticas que promovam o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos nossos seniores, mas também a sua autonomia e participação activa na vida comunitária. Queremos que cada um deles sinta que tem voz, lugar e importância na construção do presente e do futuro de Ponta Delgada”, afirmou a autarca.
A iniciativa integrou oito estações temáticas, que incluíram, entre outras coisas, exercícios de mobilidade, workshops de alimentação saudável e práticas de autocuidado como o reiki, o yoga do riso e a meditação. Os participantes puderam ainda envolver-se em dinâmicas de socialização e estimulação cognitiva, atividades artísticas e num rastreio direccionado para a saúde mental.
“Este é apenas um exemplo de como podemos criar momentos que promovam a inclusão e o combate ao isolamento social. Continuamos empenhados em desenvolver respostas cada vez mais eficazes e adequadas às reais necessidades da população sénior. O envelhecimento deve ser vivido com qualidade e é com essa ideia em mente que desenvolvemos o nosso plano de acção enquanto autarquia”, sublinhou.
O Dia Internacional do Idoso celebra-se anualmente a 1 de Outubro e tem como objectivo sensibilizar a sociedade para questões relacionadas com o envelhecimento.

Edit Template
Notícias Recentes
Teleconsultas sobem para 19 969 em 2025 e mudam padrão de procura nas Unidades de Saúde de Ilha
Açores 2030 prevê 22 avisos em 2026 com 114,35 milhões de euros para apoiar projectos na Região
Portuguesa VisionWare leva Cibersegurança à Universidade dos Açores
Programa LEADER atinge execução de 42 milhões de eurose reforça apoio ao investimento rural, afirma António Ventura
Governo da República prepara medidas para valorizar a calçada portuguesa e Ponta Delgada integra candidatura à UNESCO
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores