Edit Template

Ideias Há Muitas – Sun Tzu, as derrotas e os políticos

Na política, como na vida em geral, devemos estar preparados – sempre! – para aceitar uma derrota, dar um, dois, ou três passos atrás para podermos seguir em frente outra vez. Se isto é recado para alguém? Não. Se é vinculativo com algum pensamento político? Não. Se é por estarmos à beira de uma eleição municipal? Não. É somente um pensamento de anos.
Como se disse, a derrota faz parte das nossas vidas e nós não ganhamos cem batalhas seguidas, na exata proporção que não perdemos cem batalhas consecutivas. A ideia é de Sun Tzu, expressa num livro que não me canso de recomendar a familiares, amigos e conhecidos. E se saber perder exala a nossa melhor educação e virtude, saber ganhar pelo contrário exala a nossa ambição e vontade de concretização, de fazer melhor. Na política o que mais há é quem não saiba interpretar o significado da derrota. É preciso normalizá-lo.
Quando um político perde uma eleição em Portugal arruma as botas ou vai ser deputado. Isto é: sendo deputado, não vai saber digerir o significado da derrota. É o contrário: vai alimentar a sua fatia de frustração e desilusão com quem o traiu, com quem o não apoiou. Portanto, no manual prático dos políticos perdedores, há uma alínea que diz que em perdendo, faz a tua parte, seca as tuas lágrimas e dedica-te ao bem comum. Voltarás mais forte e mais seguro.
Uma carreira política não termina só porque se perdeu. É o contrário. Uma carreira política desperta algo de mais interessante porque se perdeu. Aprende-se com a derrota. Dedicamo-nos a outra atividade. Crescemos no silêncio. E regressa-se com mais responsabilidade, mais ambição, melhor foco e visão do que afinal queremos realizar pelo bem comum.
No dia 12, todo anunciarão que ganharam. Ninguém perdeu. É um mundo de soma zero. Um mundo aborrecido, cinzento, viciado, sem graça.

Luís Soares Almeida

[email protected]

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro anuncia novo apoio ao investimento empresarial com 40 milhões do PRR e majorações até 70%
Frota açoruana proibida de pescar alfonsim após esgotar quota anual
Grupo SATA anuncia consolidação da melhoriade resultados no terceiro trimestre do ano
Tribunal Arbitral fixa serviços mínimos da Atlânticoline no triângulo
Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertam para agitação marítima nos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores