O jovem açoriano Martim Medeiros, natural da ilha do Faial, esteve ontem na Embaixada da Ucrânia em Portugal, em Lisboa, onde se reuniu com a embaixadora Maryna Mykhailenko. O encontro teve como objectivo a partilha de impressões e reflexões sobre a recente visita à cidade de Lviv, na Ucrânia, no âmbito do Enlargement CEmp 2025, evento internacional que reuniu, entre 2 e 7 de Setembro, jovens portugueses e ucranianos, e que se realizou naquela que é a Capital Europeia da Juventude em 2025.
A iniciativa foi organizada em conjunto pelo Erasmus+ Portugal, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Embaixada da Ucrânia em Portugal, com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, da Verkhovna Rada (Parlamento da Ucrânia), da Câmara Municipal de Lviv, e de diversas organizações locais e europeias.
Durante os cinco dias do programa, 38 jovens (20 ucranianos e 18 portugueses) debateram temas como o alargamento da União Europeia, segurança internacional, competitividade e o papel da juventude na definição de políticas públicas europeias. O evento contou com mais de 50 oradores, incluindo deputados, representantes institucionais, jornalistas, artistas, empresários e especialistas em várias áreas, num verdadeiro espaço de diálogo intercultural e cooperação.
A presença açoriana integrada na delegação portuguesa que esteve no início de Setembro na Ucrânia, incluiu também Álvaro Borges, natural de São Miguel. Durante a visita à Ucrânia, os jovens açorianos tiveram a oportunidade de se encontrar com a Primeira-Ministra da Ucrânia, a quem ofereceram o brasão de armas dos Açores, num gesto simbólico de solidariedade.
Os jovens pretendem agora fomentar o debate sobre a situação na Ucrânia nos Açores, através da organização de encontros, colóquios e debates públicos com a presença da embaixadora Maryna Mykhailenko, que já demonstrou total disponibilidade para visitar os Açores e colaborar com entidades regionais nesse sentido.
