Edit Template

Jovem açoriano encontra-se com a embaixadora da Ucrânia em Lisboa após visita a Lviv

O jovem açoriano Martim Medeiros, natural da ilha do Faial, esteve ontem na Embaixada da Ucrânia em Portugal, em Lisboa, onde se reuniu com a embaixadora Maryna Mykhailenko. O encontro teve como objectivo a partilha de impressões e reflexões sobre a recente visita à cidade de Lviv, na Ucrânia, no âmbito do Enlargement CEmp 2025, evento internacional que reuniu, entre 2 e 7 de Setembro, jovens portugueses e ucranianos, e que se realizou naquela que é a Capital Europeia da Juventude em 2025.
A iniciativa foi organizada em conjunto pelo Erasmus+ Portugal, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Embaixada da Ucrânia em Portugal, com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, da Verkhovna Rada (Parlamento da Ucrânia), da Câmara Municipal de Lviv, e de diversas organizações locais e europeias.
Durante os cinco dias do programa, 38 jovens (20 ucranianos e 18 portugueses) debateram temas como o alargamento da União Europeia, segurança internacional, competitividade e o papel da juventude na definição de políticas públicas europeias. O evento contou com mais de 50 oradores, incluindo deputados, representantes institucionais, jornalistas, artistas, empresários e especialistas em várias áreas, num verdadeiro espaço de diálogo intercultural e cooperação.
A presença açoriana integrada na delegação portuguesa que esteve no início de Setembro na Ucrânia, incluiu também Álvaro Borges, natural de São Miguel. Durante a visita à Ucrânia, os jovens açorianos tiveram a oportunidade de se encontrar com a Primeira-Ministra da Ucrânia, a quem ofereceram o brasão de armas dos Açores, num gesto simbólico de solidariedade.
Os jovens pretendem agora fomentar o debate sobre a situação na Ucrânia nos Açores, através da organização de encontros, colóquios e debates públicos com a presença da embaixadora Maryna Mykhailenko, que já demonstrou total disponibilidade para visitar os Açores e colaborar com entidades regionais nesse sentido.

Edit Template
Notícias Recentes
Festival Lagoa Bom Porto arranca amanhã no Porto dos Carneiros
Açores têm 439 pessoas em situação de sem-abrigo e Governo prevê oito residências de transição nos Arrifes
Mutualista Açoreana reorganiza frota e aposta em ligações semanais ao arquipélago
José Manuel Bolieiro reafirma prioridade à saúde com reforço tecnológico no Hospital da Horta
Bensaude Hotels distinguida com Menção Honrosa na categoria de stand mais sustentável na BTL
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores