O presidente da Junta de Santa Bárbara, em Ponta Delgada, Tomás Vultão, que se recandidatava ao cargo nas eleições de Domingo, morreu ontem, em Lisboa, aos 38 anos, vítima de doença, segundo fonte do PS.
Tomás Vultão recandidatava-se à liderança da Junta de Freguesia de Santa Bárbara pela coligação Unidos por Ponta Delgada (PS, BE, PAN e Livre), que já manifestou o seu “profundo pesar” pela morte do autarca socialista e candidato a um novo mandato, como nota que a seguir parte se reproduz: “A Coligação Unidos por Ponta Delgada (PS, BE, PAN e Livre) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Tomás Vultão, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara e candidato a um novo mandato”.
“Tomás Vultão distinguiu-se pelo seu compromisso genuíno com a comunidade, pela dedicação à causa pública e pela forma próxima e humana com que exerceu as suas funções. O seu trabalho em prol de Santa Bárbara e o seu espírito de serviço em todas as áreas em que se envolveu deixam uma marca duradoura na vida da freguesia e no concelho de Ponta Delgada”.
A Coligação Unidos por Ponta Delgada suspendeu todas as acções de campanha previstas para ontem.
Também o Partido Socialista dos Açores manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento de Tomás Vultão. Em nome d os socialistas açorianos, o Presidente do PS/Açores, Francisco César, expressou “o mais sentido pesar e solidariedade à família, aos amigos, e a toda a comunidade de Santa Bárbara, que perde hoje um autarca dedicado, um cidadão exemplar e um homem profundamente comprometido com o serviço público”.
O líder socialista sublinhou ainda que “o seu exemplo de dedicação e serviço público permanecerá como uma inspiração para todos os que acreditam na política feita com verdade e compromisso com as pessoas”.
Por sua vez, a candidata da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Ponta Delgada, determinou suspender toda a sua campanha eleitoral prevista para ontem, manifestando “profundo pesar pelo falecimento do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, Tomás Vultão”.
Alexandra Cunha, numa nota publicada nas redes sociais do Partido, “manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, Tomás Vultão, ainda em funções e candidato a um novo mandato”.
Na publicação a candidatura liberal lembra que “a vida do Tomás Vultão foi marcada pela dedicação ao serviço público, pela proximidade às populações e pelo compromisso firme com o desenvolvimento da sua Freguesia e Concelho em geral”, sublinhando que, “como autarca, deixou um testemunho de integridade, empenho e visão, que honrou a confiança que lhe foi depositada”.
“Tomás Vultão era um homem de causas, de diálogo e de entrega à comunidade. A sua partida precoce representa uma perda irreparável para a vida autárquica de Santa Bárbara e para todos aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar com ele e de partilhar a sua amizade”, pode ler-se no comunicado da candidatura da IL Ponta Delgada Primeiro.
As homenagens do Presidente do Governo Regional dos Açores e do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada
A Presidência do Governo Regional dos Açores emitiu a seguinte nota, aqui parcialmente reproduzida: “É com profunda tristeza que o Governo dos Açores, na pessoa do Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, lamenta o falecimento de Tomás Daniel Bernardo Vultão, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, no concelho de Ponta Delgada”.
“Tomás Vultão foi um autarca dedicado e exemplar, que sempre pautou a sua vida pelo serviço à comunidade, pela proximidade com as pessoas e pelo compromisso com o desenvolvimento da sua freguesia. A sua acção, marcada pela integridade, pelo diálogo e pelo sentido de responsabilidade, deixou uma marca na vida local e no coração daqueles que serviu com humildade e dedicação. O seu contributo ultrapassou o âmbito da freguesia, sendo reconhecido em todo o concelho e na Região pela forma empenhada como defendeu os interesses da sua terra e pela serenidade com que enfrentava os desafios da vida pública”.
Também a Câmara Municipal de Ponta Delgada manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento de Tomás Daniel Bernardo Vultão. “No exercício das suas funções, distinguiu-se pelo empenho e dedicação à freguesia que representava, mantendo uma relação de cooperação institucional com o Município de Ponta Delgada. Neste momento de dor, a Câmara Municipal de Ponta Delgada apresenta as suas condolências à família e amigos, associando-se ao luto que o seu desaparecimento prematuro motiva”, como consta em nota emitida pela autarquia.