Edit Template

Frederico Sousa disponível para colaborar no reforço dos serviços se saúde na Lagoa

No âmbito de uma visita ao Centro de Saúde de Lagoa e à Unidade de Saúde de Água de Pau, o candidato do Partido Socialista, Frederico Sousa, reuniu com a Presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM), Sandra Silva, que se fez acompanhar pelos restantes membros do conselho administrativo e com a direcção técnica do Centro de Saúde de Lagoa, para discutir sobre os principais desafios e acções conjuntas na área da saúde no concelho.
Na ocasião, Frederico Sousa destacou a importância de reforçar a rede de cuidados de proximidade e de garantir respostas eficazes às necessidades das famílias lagoenses.
Relembrou, também, que “a Lagoa já ultrapassou os 15 mil habitantes e, a par deste aumento populacional, há ainda um desafio relacionado com o aumento do turismo e longevidade da população, resultando numa pressão adicional sobre os cuidados de saúde primários”.
Nesse sentido, defendeu ser necessário planear, a curto, a médio e a longo prazo, o reforço do Centro de Saúde, com a melhoria do atendimento, com reforço de técnicos administrativos, com mais médicos, enfermeiros e psicólogos e com a implementação de serviços de fisioterapia e reabilitação.
“Apesar da Unidade de Saúde não depender do município, o trabalho conjunto e articulado torna-se essencial. O Município tem de ser um parceiro activo do Centro de Saúde”, afirmou Frederico Sousa, defendendo uma visão integrada da saúde e relembrando a colaboração do município com instituições de referência como a Associação de Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV; a Associação Regional de Reabilitação e Integração Sócio Cultural dos Açores – ARRISCA; o Banco Alimentar e a Associação para a Inclusão Social – Novo Dia, que apoiam a população em áreas sensíveis como a violência doméstica, as dependências e a pobreza.
Para garantir maior proximidade e eficiência, Frederico Sousa propõe ainda a melhoria do transporte para utentes, através da alocação, no concelho, de uma viatura dedicada ao transporte de doentes.
Segundo o comunicado o manifesto do PS Lagoa, prevê ainda várias medidas estruturantes para a saúde, entre as quais: a instalação de uma rede pública de equipamentos de suporte básico de vida; a criação do “Banco de Ajuda Técnica” para empréstimo de camas articuladas, cadeiras de rodas e outros equipamentos; a implementação de mecanismo de resposta local para transporte de doentes não urgentes; a implementação do Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município de Lagoa; o apoio às famílias, na aquisição em bens de saúde e bem-estar infantil; a campanha “+Saúde na Lagoa”, com rastreios regulares; o apoio psicológico e psiquiátrico às famílias fragilizadas por episódios de violência doméstica e de dependências e a criação de mais projectos no âmbito da saúde escolar, incluindo a saúde mental.
Finalmente, Frederico Sousa considera que “a reivindicação e intervenção do executivo da Câmara Municipal foi determinante para a passagem da Unidade de Lagoa a Centro de Saúde, aliás como no passado foi igualmente determinante a participação da Câmara na criação das infra-estruturas utilizadas actualmente pelo Centro de Saúde. Pois investir na saúde é investir nas pessoas e no futuro da Lagoa, privilegiando a Saúde e Bem Estar”.

Edit Template
Notícias Recentes
Em Setembro foram descarregadas em lota 1.463 toneladas de pescado atingindo um valor de 4,45 milhões de euros
Hotelaria regional com taxa de ocupação a descer e preço por quarto a subir
Iberia volta a voar para Ponta Delgada no Verão de 2026
Portos dos Açores com passivo de 272,8 milhões de euros no final de 2024
SATA Air Açores está a recrutar Técnicos de Manutenção de Aeronaves
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores