Edit Template

Centro Natália Correia será palco da antestreia do documentário “Alice: Mulher Moderna”

O Centro Natália Correia será o palco da antestreia do documentário “Alice: Mulher Moderna”, no próximo dia 17 de Outubro, pelas 21h00.
Esta iniciativa, gratuita e aberta a toda a população, surge de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a produtora independente Palco de Ilusões e tem como objectivo homenagear Alice Moderno, uma mulher visionária que viveu muito à frente do seu tempo.
Realizado por Tiago Rosas, o documentário “Alice: Mulher Moderna” dá a conhecer a vida e legado de Alice Moderno (1867–1946), uma das figuras mais marcantes da
história açoriana e portuguesa.
Alice, interpretou vários papéis ao longo da sua vida, a de escritora, jornalista, empresária, feminista, republicana e até anticlerical. Foi, ainda, fundadora da Sociedade Micaelense Protectora dos Animais, a primeira mulher a frequentar o liceu nos Açores e no início do século XX, viveu uma relação com Maria Evelina de Sousa, continuando assim a desafiar profundamente as convenções da época.
Neste documentário que em breve chega a público, serão abordados temas universais como a igualdade de género, a liberdade de pensamento, os direitos sociais e a protecção animal, numa narrativa que apresenta uma visita guiada aos locais onde viveu e trabalhou Alice Moderno, conduzida pelo Professor Teófilo Braga, com comentários das investigadoras Cristina Pimentel e Isolina Medeiros, e a interpretação da actriz Margarida Benevides.

Edit Template
Notícias Recentes
Especial Climate Summit COP30: Na trilha oceânica, COP30 deixa legado positivo para os Açores, mas combustíveis fósseis permaneceram intocados
Maioria dos partidos nos Açores aprova parecer a favor de subsídio de doença mais justo no cancro
MOVA considera inaceitável a falta de rumo da tutela da Cultura
Angra do Heroísmo distingue-se com o Selo ODSlocal – Categoria de Dinâmica Municipal
Ponta Delgada para Todos quer revogação de parecer da Câmara Municipal sobre futuro da SINAGA
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores