Edit Template

Lagoa recebe Fórum Internacional Cidadania pela Estética e Festival POP

Pela primeira vez, o Festival POP – Festival de Teatro e Ofícios do Espectáculo, organizado pela Corredor Associação Cultural, estende-se ao concelho da Lagoa, com duas acções que contam com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa, através da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira.
Assim, amanhã, Sábado, às 10h00, o convento de Santo António acolhe um momento formativo do fórum de Cidadania pela Estética, subordinado ao tema «Arte e Resistência. Comunidade e Utopia», num momento que pretende ser um espaço de encontro, reflexão e acção na intersecção entre arte, política, imaginação e comunidade. Propõe-se a explorar a estética enquanto espaço de inscrição política e de produção de sentido, através de debates, intervenções e formatos de criação partilhada.
Trata-se de um evento internacional que reúne artistas, académicos, curadores, jornalistas, directores de museus, programadores e agentes culturais e cívicos, com o objectivo de explorar a relação entre estética e cidadania crítica e activa.
Entre os convidados internacionais dos vários momentos do Fórum, destacam-se nomes como Andrew Hewitt (Universityof Northampton) e Mel Jordan (CoventryUniversity), cofundadores do FreeeArtCollective; Esther Leslie (Birkbeck, Universityof London); Gregory Sholette (Queens College, CUNY), autor de obras sobre arte e resistência cultural, e Olga Kopenkina, curadora e crítica radicada em Nova Iorque. A estes juntam-se ainda os portugueses João Paulo Constância, director do Museu Carlos Machado; Raquel Ermida, investigadora e docente na Universidade Nova e Ricardo Alexandre, jornalista e programador cultural.
Às 11h00 de sábado, ocorre o espectáculo intitulado «Trapos» no Cineteatro Lagoense Francisco d’Amaral Almeida. Esta criação da companhia uruguaia Coriolis, apresentada em múltiplos países e distinguida em festivais ibero-europeus, confirma a força expressiva do teatro visual sem palavras, acessível a várias idades e culturas. Segundo informação enviada pela organização, Corredor Associação Cultural, as cenas alternam entre momentos e conflitos simples e, ao mesmo tempo, profundos, que evocam a fragilidade humana, num espectáculo sem texto, mas profundamente expressivo e sensível.

Edit Template
Notícias Recentes
Hotelaria regional com taxa de ocupação a descer e preço por quarto a subir
Em Setembro foram descarregadas em lota 1.463 toneladas de pescado atingindo um valor de 4,45 milhões de euros
Iberia volta a voar para Ponta Delgada no Verão de 2026
Portos dos Açores com passivo de 272,8 milhões de euros no final de 2024
SATA Air Açores está a recrutar Técnicos de Manutenção de Aeronaves
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores