Edit Template

Mistério da Vida e da Morte:Educação para o Sentido e Ultimidades.

Considerando os múltiplos domínios científicos, explicitados no “Ciência Vitae”, – Plataforma de Registo Científico -, as minhas áreas e Domínios de Atuação são: “Ciências Sociais – Ciências da Educação” e “Humanidades – Filosofia, Ética e Religião – Teologia”, (com naturais conexões, interdisciplinares, designadamente com o Domínio de atuação em Comunicação e “Comunicação Social – Jornalismo”, na/no qual colaboro, com iniciativas autorais, há mais de trinta e cinco anos, sem nunca levar nem um centavo nem um cêntimo.)

Dia 12 de outubro de 2025

Hoje é um Dia Especial. Que o nosso Coração esteja com o Sagrado Coração de Jesus e com o Sagrado Coração de Nossa Senhora, MÃE de Deus e nossa Mãe.
12 e 13 de Maio, 12 e 13 de Outubro, Rezemos a Nossa Senhora, Rainha da Paz, Rainha de Portugal e Universal.
Na I República queriam acabar com o Cristianismo, mas, com Portugal na Grande Guerra, Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos, na Cova da Iria, no dia 13 de Outubro de 1917. Em 2017 Portugal e o Mundo Celebrou o Centenário das Aparições em Leiria Fátima, contra a perseguição agressiva de Afonso Costa e os seus camaradas, que tanto mal fizeram a Portugal.
Quem ouviu a Voz, Clarividente, e insuspeita, de Mário Soares e seguiu a sua Coragem política e a sua Visão, e prática, de Diálogo, com Respeito, entre o Estado e a Igreja Católica, com a qual o Estado Português firmou e renovou a Concordata?
Só com o Fenómeno do Cristianismo e da Catalocidade se pode estudar e compreender, na sua totalidade, a História de Portugal, incluindo Madeira e Açores, e a História Mundial.
Depois da gravidade do laicismo inóspito, e agressivo, bárbaro, é Tempo de Regressar à Sacralidade da Temporalidade e do Mundo, que É de Deus, que o Criou com A Sua Sagrada Palavra, o Verbo de Deus.
Ponta Delgada, 12 de Outubro do Ano do Senhor de 2025.
Emanuel Oliveira Medeiros

HOMENAGEM A MARIA FLÁVIA FERREIRA LEITE,
A Menina Flávia
Há vidas que se apagam para que sopre e se veja A Luz Viva de Cristo

(Notícia e Fotografia tirada de uma das Páginas do Facebook de um dos sobrinhos)

“Maria Flávia Ferreira Leite
Faleceu hoje, dia 29 de setembro de 2025, no Hospital do Divino Espírito Santo, Ponta Delgada, aos 94 anos de idade, Maria Flávia Ferreira Leite, filha de Júlio Leite e de Maria de São Pedro Ferreira Leite, irmã de António Ferreira Leite e de Lígia Cláudia Ferreira Leite, já falecidos. Deixa seus sobrinhos, Emanuel Leite Cabral, João Paulo Leite Cabral e Fernando Leite Cabral.
O seu corpo encontra-se em câmara ardente, no centro funerário São Lázaro, Ponta Delgada.
O funeral realiza-se amanhã, dia 30 de setembro, após missa de corpo presente, às 10h30, no centro funerário São Lázaro, Ponta Delgada, seguindo para o cemitério de São Joaquim.
À família enlutada, apresentamos as nossas mais sentidas condolências.
Vá a http://www.funerariaferreira.pt/necrologia/
e preste a sua homenagem.”

HOMENAGEM A MARIA FLÁVIA FERREIRA LEITE,
A Menina Flávia

Paz à sua Alma, da Menina Flávia, Maria Flávia Ferreira Leite, – assim era carinhosamente chamada – que se dedicou tanto, o Tempo todo, ao seu amado Irmão, Padre Dr. António Ferreira Leite, que paroquiou nos Ginetes e onde deixou Memória viva, que perdura, junto de todos. Foi o Padre António Ferreira Leite, que me Batizou, naquele mês, naquele dia, de S. João, nos Ginetes, sete dias após o meu Nascimento, pelas suas mãos e palavras sagradas entrei na Santa Igreja Católica, no Santo Corpo Místico de Cristo. Os meus Pêsames aos seus sobrinhos e a toda a sua Família. Guardo no meu Coração os seus genuínos sentimentos pelo seu amado Irmão, o Padre Dr. António Ferreira Leite, que toda a Família amava, e as palavras, de ambos, que guardo, para mim. Deu-me a Honra de apresentar o seu Livro “Um Olhar de Observação sobre os Ginetes”. A Menina Flávia vai a sepultar no Cemitério de S. Joaquim, nesta Cidade de Ponta Delgada, aonde também foi sepultado o seu Irmão, o Padre Dr. António Ferreira Leite, em tudo isso vejo uma Decisão e uma Vontade Humano-Divina. Que Deus acolha no seu santo Reino, esta Irmã, que se entregou, plenamente, para que o seu Irmão se dedicasse, também plenamente, à sua Vocação e Missão de Sacerdote, que assim, creio, faleceu, e partiu para a Casa do Pai-Celeste, onde, agora, se encontram, n9o Esplendor da Luz Perpétua.
Ponta Delgada, 29 de setembro do Ano do Senhor de 2025.
Emanuel Oliveira Medeiros

Por que razão há tanta indiferença em relação à dor, ao sofrimento,
às guerras?

Por que razão há tanta indiferença em relação à dor, ao sofrimento, às guerras?
É o que faz as Relações Internacionais estarem centradas nos interesses dos Estados e não nas pessoas. Percebendo isso, os Autores da Declaração Universal dos Direitos do Homem (dos Direitos Humanos) decidiram-se pela formulação “Universal” e não “Internacional”, como nos esclareceu o Grande Stepanne Hessel, que foi um dos autores da Referida Declaração. As Pessoas, se o são, em essência, não se distinguem por direita nem esquerda, mas pelos Princípios e Valores, que não se equivalem. Não por coincidência, os Grandes Construtores da então CEE (atual UE) eram Democratas Cristãos, nos últimos anos a Europa tem disso destruída pelo pior da dita esquerda abrindo brechas à extrema direita e à extrema esquerda. Até do ponto de vista Histórico, deve-se ao Cristianismo a Sacralidade da Pessoa Humana. Estamos a ser sujeitos históricos a vivenciarem a dramaticidade, cíclica, da História porque “o Homem voltou as costas a Deus” (Bento XVI). Até os maiores escritores russos, os Grande Clássicos, afirmam: “sem Deus tudo é possível”, esse é o perigo maior do “mundanismo”. Só Deus nos pode salvar, é, para mim, uma Evidência da Carne, que sangra, e do Espírito, de Luz.
Ponta Delgada, 27 de setembro de 2025.
Emanuel Oliveira Medeiros

O Covid deixou vírus de morte nos corações

O covid contaminou as pessoas ao ponto de elas se justificarem para se afastarem dos seus pais, mães e idosos e idosas, demais familiares, e outras pessoas, que foram os obreiros e obreiras da Sociedade, da Comunidade, com os seus Princípios e Valores, com o seu Trabalho e dedicação, sem limites. Estas gerações hão-de chorar, amargamente, terem pretendido livrarem-se de quem tudo lhes deu, a começar a vida, o dar-se de si mesmos/as. Tudo deram, tudo lhes deve ser retribuído, a começar pela Presença e pelo Tempo. Dar não custa, a caridade está em Dar-se e Doar-se, na maior plenitude possível. Sou Professor por Vocação e Missão e a essência da minha mensagem passa pela educação e formação das pessoas, de todas as idades. Sem Pessoas bem formadas não há como esperar gerações bem formadas. Estamos muito longe de interiorizarmos a essência da Educação. As nossas genuínas, e verdadeiras, Universidades, em sentido pleno de Ser, são os nossos Berços, o Torrão que nos viu Nascer. Entre nascer, viver e morrer – até à morte natural -, cumpre-se o Destino de uma Vida, que vem de Deus e Regressa a Deus, quando Deus Chama. Deus é o Criador, o Senhor da Vida, o Senhor do Universo e o Senhor da História. É tempo de saber a tempo. Estamos a saber, a partir da evidência, interior, do Mistério de Ser?
(texto apurado, na versão final, no dia 15 de outubro de 2025)
Ponta Delgada, 22 setembro de 2025,

Emanuel Oliveira Medeiros*
Professor Universitário
Universidade dos Açores

*Doutorado e Agregado em Educação, Especialidade de Filosofia da Educação
Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Edit Template
Notícias Recentes
Hotelaria regional com taxa de ocupação a descer e preço por quarto a subir
Em Setembro foram descarregadas em lota 1.463 toneladas de pescado atingindo um valor de 4,45 milhões de euros
Iberia volta a voar para Ponta Delgada no Verão de 2026
Portos dos Açores com passivo de 272,8 milhões de euros no final de 2024
SATA Air Açores está a recrutar Técnicos de Manutenção de Aeronaves
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores