Edit Template

Save Azores Waves presente na Coalition Summit 2025

A Coalition Summit 2025 – Save the Waves, organizada pela ONG Save The Waves Coalition, realizou-se na Califórnia entre os dias 8 e 10 de outubro, reunindo representantes de todas as reservas de surf mundiais, cientistas, economistas, investigadores, dirigentes e ativistas ambientais. A Save Azores Waves esteve presente, através de André Avelar e Francisco Andrade, levando a voz dos Açores àquele palco global de defesa dos ecossistemas costeiros.
Durante a conferência, foi indicado que, apesar da sua natureza conservada, os Açores estão aquém, tanto das regiões mais desenvolvidas, como na Califórnia ou Reino Unido, assim como das menos desenvolvidas como o Peru, Chile ou Indonésia, no que diz respeito à proteção ativa das suas zonas costeiras, refere a Save Azores Waves, em comunicado.
Exemplo disso, refere a associação, são as obras previstas para as orlas costeiras das diferentes ilhas dos Açores, nomeadamente Praia do Monte Verde em São Miguel, Praia Formosa em Santa Maria, Praia do Almoxarife e Praia do Porto Pim no Faial, ou o prolongamento do Cais do Porto da Praia da Vitoria, “que colocam em causa a biodiversidade, a descaracterização da beleza das ilhas, bem como, as zonas de banho e lazer que os açorianos e quem nos vista gosta de usufruir”.
“Criar uma reserva de surf é mais do que proteger ondas. É garantir a saúde de todo um ecossistema costeiro e das comunidades que dele dependem,” afirmou NikStrong-Cvetich, Diretor Executivo da Save the Waves Coalition.
Para a Save Azores waves, “sem ações concretas de proteção, essa beleza pode desaparecer. A presença neste evento é um sinal de esperança, bem como, da importância que os Açores podem terno panorama mundial, na conservação dos oceanos e da economia azul como é o caso do programa BlueAzores.
A Save Azores Waves preconiza que a criação de reservas regionais de surf nos Açores “pode ser uma ferramenta legislativa e uma plataforma de entendimento e compromisso de todas as atividades ligadas ao uso do mar com a sustentabilidade de todo o ecossistema costeiro, incluindo a bacia hidrográfica adjacente e os habitats naturais que dela dependem. Além disso, tem o poder de potenciar a economia local através do turismo de surf, da investigação científica, da pesca sustentável e da educação ambiental”.

Edit Template
Notícias Recentes
“Heróis da Fruta” regressa às escolas dos Açores
Jovens do Pico em destaque no Portugal Digital Summit
Save Azores Waves presente na Coalition Summit 2025
Assembleia Municipal Jovem arranca na Lagoa
Governo dos Açores prepara acompanhamento escolar de atletas com alto rendimento desportivo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores