O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, fez questão de marcar presença na cerimónia de inauguração oficial do Delta Hotels by Marriott Azores, um investimento superior a 16 milhões de euros que o autarca considera ser revelador do nível de confiança que vários empresários e grupos económicos depositam no concelho.
“A presença da Marriott em Ponta Delgada, em parceria com o Grupo Sterling, é mais do que um investimento. É um autêntico voto de confiança. Confiança na nossa economia, na estabilidade institucional do Município e do Governo dos Açores, mas, sobretudo, uma enorme confiança no extraordinário talento das pessoas que aqui vivem e dão o seu melhor todos os dias no trabalho que abraçam”, salientou.
Pedro Nascimento Cabral partilhou ainda que encara a inauguração do Delta Hotels by Marriott Azores como uma nova etapa no posicionamento económico, turístico e internacional do concelho. “Trata-se, por isso, de um marco que reforça a visão que temos vindo a construir: a de uma Ponta Delgada localizada a meio do Atlântico Norte, entre os Estados Unidos da América e a Europa, que, ao longo de quase 600 anos, se fez moderna, cosmopolita, sustentável e aberta ao mundo”, disse.
Considerando que o grupo Marriott International, com a sua experiência global, “trouxe consigo valores de excelência, hospitalidade e sustentabilidade” que se alinham com os objectivos estratégicos definidos para Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral relevou ainda o facto de vir “acrescentar valor a um sector que é, hoje, determinante na economia local”.
“No domínio do turismo, os resultados falam por si. Em 2021, o sector do alojamento e restauração contava com 304 empresas, que empregavam 3130 trabalhadores e geravam um volume de negócios de cerca de 94 milhões de euros. Apenas dois anos depois, em 2023, registávamos 323 empresas, com 3587 trabalhadores e um volume de negócios que quase duplicou, atingindo 189 milhões de euros”, assinalou.
Recolocando a tónica do seu discurso na escolha do grupo internacional Marriott nos Açores, Pedro Nascimento Cabral mencionou a importância que o clima fiscal favorável existente na Região e o sistema de benefícios fiscais criado pela administração municipal têm assumido para a captação de novos investimentos, mas também para a qualidade de vida das pessoas.
“Deixámos 32 milhões de euros na economia das pessoas, famílias e empresas do concelho e poupámos 3,7 milhões de euros em taxas e encargos através do Programa REVIVA – um instrumento essencial para a requalificação urbana e para o reforço da coesão territorial, contribuindo, assim, para promover a qualidade de vida, a sustentabilidade e a coesão social”, destacou.
A terminar a sua intervenção, Pedro Nascimento Cabral deixou uma palavra de profundo reconhecimento e apreço ao grupo Marriott International e ao grupo Sterling, bem como a todos os que tornaram possível a concretização do hotel, que, como teve também oportunidade de sublinhar, vem reforçar “o posicionamento de Ponta Delgada no mapa mundial do turismo premium”.
A cerimónia iniciou-se com os discursos do Diretor do Hotel Delta Azores, Filipe Frias, do proprietário da unidade hoteleira, Farhan Kassam, e do Vice-Presidente Regional da Marriott International para a Europa do Sul e o Noroeste de África, Ronny Maier.
Contou ainda com as intervenções e presenças do Representante da República para os Açores, Pedro Catarino, do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
O Delta Hotels by Marriott Azores disponibiliza 120 camas e 60 quartos. Abriu portas a 30 de Maio, destinado a um segmento de lazer, e emprega mais de 40 pessoas.
