Edit Template

Onze escolas dos Açores recolheram mais de 40 toneladas de resíduos eléctricos e electrónicos, pilhas e baterias no âmbito da Geração Depositrão

Nos Açores aderiram 11 escolas, que promoveram junto da comunidade escolar uma maior sensibilização para uma cultura de reciclagem.
A Geração Depositrão é um projecto que visa consciencializar para o correcto encaminhamento de resíduos eléctricos e electrónicos (REEE) e baterias (RB) presente na maioria dos distritos de Portugal Continental e Ilhas.
Arranca agora a próxima edição para o ano lectivo 2025-2026, aberto a todos os escalões escolares, desde o jardim-de-infância até ao Superior, que pretende superar as toneladas recolhidas este ano.
A Geração Depositrão já conhece os seus vencedores relativos à recolha de resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e Baterias (RB), projecto pioneiro da ERP Portugal, desenvolvido em parceira com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que já conta com 17 edições. Nos Açores aderiram 11 escolas, que promoveram junto da comunidade escolar uma maior sensibilização para uma cultura de reciclagem. Das participantes, a EB 2,3/S da Calheta, foi a que mais resíduos recolheu, tendo ficado em 2.º lugar a nível nacional, de um total de cerca de 500 escolas.
A Geração Depositrão é um projecto realizado pela ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos, REEE e RB, com o objectivo de consciencializar e sensibilizar a comunidade escolar para o correcto encaminhamento de resíduos. A edição deste ano contou com a adesão de mais de 317 mil alunos, que recolheram cerca de 446 toneladas de resíduos.
Nos Açores, o top 3 de escolas foi composto pela EB 2,3/S da Calheta (peso recolhido – 33.758 kg e peso recolhido por aluno – 112,53 kg); EB 2,3/S das Velas (Peso recolhido –1.550,5 kg, Peso recolhido por aluno – 2,97 kg) e a EB 2,3/S Tomás de Borba, com um peso recolhido total de 370,5 kg e um peso recolhido por aluno – 0,26 kg
A ERP Portugal premeia as escolas e recompensa os alunos e professores envolvidos no projecto, atribuindo contrapartidas financeiras e prémios tendo em conta a recolha de resíduos em peso absoluto e per capita, e por cada categoria de REEE recolhida, nomeadamente as que são consideradas como resíduos perigosos, como TV e monitores, equipamentos de frio e pilhas.
Para Rosa Monforte, Directora Geral da ERP Portugal sublinha: “A ERP Portugal apela a uma forte adesão à 18ª edição da Geração Depositrão, que agora começa. Os resultados alcançados na 17ª edição demonstram o incrível empenho da comunidade escolar e o enorme impacto que esta iniciativa tem na circularidade da economia. Apelamos à sensibilidade de professores, pais e alunos: juntem-se a nós nesta missão! Cada passo e cada recolha de REEE e pilhas usadas fará a diferença no futuro de todos.”
As inscrições para a 18.ª edição da Geração Depositrão já estão a decorrer.

Edit Template
Notícias Recentes
Reabilitação do Conservatório adiada e remetida para nova avaliação em 2026
Sandra Garcia transita da Direcção Regional da Cultura para a dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa
“Governo da República falha aos agricultores açorianos em Lisboa e em Bruxelas”, afirma Franqueira Rodrigues
Paulo Moniz sublinha avanços credíveis para a nova Cadeia de São Miguel
Requalificação da Escola do Fisher na Lagoa não pode continuar esquecida, afirma PS/Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores