Edit Template

Desportistas açorianas do meu tempo – Madalena Madureira: Uma excelente professora e treinadora de atletismo de reconhecido mérito

Numa das minhas regulares deslocações a S. Miguel, na qualidade de Director Regional (DREFD), fui apresentado à Madalena Madureira que, de imediato, se disponibilizou para trabalhar no projecto de desenvolvimento desportivo dos Açores. Como a Madalena tinha, mais ou menos a minha idade, quis saber qual o seu currículo profissional e desportivo. Era uma professora nascida em Angola (Salvador do Congo) que possuía uma larga experiência, não só como praticante desportiva, mas também como treinadora. Para além de ter trabalhado em Angola, também o tinha feito no Brasil. Percebi, desde logo, que tinha saído a sorte grande (em termos desportivos femininos) à Lagoa (onde residia) a S. Miguel e aos Açores.
Entretanto, a Madalena Madureira, foi professora de educação física nas escolas dos Arrifes, Laranjeiras e da Lagoa. Na Escola Preparatória da Lagoa criou o Clube Desportivo de Atletismo (CALAG). Como não havia pista de atletismo na Lagoa as jovens atletas treinavam na pista da Escola Secundária das Laranjeiras, em Ponta Delgada. A dedicação e o excelente trabalho realizado pela professora/treinadora Madalena Madureira conduziu a que se alcançassem excelentes resultados nas provas de pista e, como tal, a consequente conquista do título nacional da 3ª divisão (feminino) em 1996. Esta proeza, para além de recompensar o trabalho da treinadora, entusiasmou e motivou as atletas para continuar a treinar nos mesmos moldes. Dois anos depois, os resultados obtidos ainda foram melhores (1998). A conquista do título nacional da 2ª divisão (feminino) e a correspondente subida à 1ª Divisão Nacional, foi a prova real do magnífico trabalho efectuado pela professora Madalena Madureira.
Para além das funções desempenhadas como professora de educação física e treinadora de atletismo, também foi presidente e directora técnica da Associação de Atletismo de S.Miguel. Representante da ilha de S.Miguel no Conselho Regional de Alta Competição. Selecionadora de atletismo da ilha de S.Miguel. Selecionadora regional de atletismo nos Jogos das Ilhas. Juíz de atletismo em provas regionais, nacionais e internacionais.
A Câmara Municipal da Lagoa, em 2008, prestou uma sincera homenagem à professora Madalena Madureira, pelos serviços prestados à sua comunidade, onde viveu durante 20 anos. Na altura apresentou o livro “Palavras Pequenas Pensamentos Grandes” recheado de episódios ao longo da sua vida. A Associação de Atletismo de S. Miguel também teve a oportunidade de homenagear a sua distinta colaboradora, nas suas mais diversas facetas: presidente, directora técnica, selecionadora, treinadora, juíz e acima de tudo Educadora.
Da minha parte, que acompanhei inúmeros eventos desportivos regionais em que a Madalena e os seus atletas estiveram presentes, só tenho que agradecer o excelente trabalho efectuado por esta Grande Senhora no processo de desenvolvimento desportivo dos Açores.
Até sempre Madalena.
Eduardo Monteiro

Edit Template
Notícias Recentes
Menos 1.010 beneficiários de Rendimento Social de Inserção nos Açores em onze meses, com quebra quase contínua
Descargas de pescado em lota caem 42,4% em Dezembro nos Açores, mas preço médio sobe para 9,31 euros por quilo
Berta Cabral marcou presença na reunião do Conselho Estratégico de Promoção Turística
Governo dos Açores aumenta capacidade de alojamento do Serviço de Apoio ao Doente Deslocado em Lisboa
Mário Rui Pinho destaca compromisso político que salvaguarda o Parque Marinho dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores