A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo realizou uma acção de sensibilização destinada aos autarcas das Juntas de Freguesia do concelho, no âmbito da Protecção Civil Municipal. A iniciativa teve como objectivo articular medidas preventivas e reforçar e actualizar competências essenciais na prestação de apoio, cuidados, protecção e acompanhamento às populações, garantindo uma resposta mais eficiente e coordenada em situações de emergência.
Durante a sensibilização foram abordados os procedimentos operacionais, as responsabilidades legais e práticas dos autarcas, a gestão de recursos disponíveis, bem como as regras de utilização de equipamentos e os protocolos de comunicação a activar em diferentes cenários de risco. Tratou-se de uma sessão centrada na capacitação das Juntas de Freguesia, enquanto entidades fundamentais para assegurar uma resposta rápida e eficaz às necessidades das populações. Recorde-se que todas as freguesias do concelho já têm Unidades Locais de Protecção Civil criadas, tendo sido efectuado um investimento relevante pelo Município de Angra do Heroísmo no equipamento dessas estruturas de proximidade com meios essenciais para uma primeira resposta de emergência.
A Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e responsável pela Protecção Civil Municipal, Fátima Amorim, destacou que “as Juntas de Freguesia são a primeira linha de acção junto da população, e é imprescindível que estejam capacitadas para responder da melhor forma possível — não só por uma questão de prontidão, mas por uma questão de eficácia”.
