Mais uma vez, o Banco Alimentar Contra a Fome – São Miguel convida todos a participarem na sua próxima Campanha de Recolha de Alimentos, que vai acontecer a 28, 29 e 30 de Novembro de 2025, em todos os concelhos da ilha.
A recolha será realizada nas 43 lojas aderentes e contará com o enorme empenho em ajudar de cerca de 1.000 voluntários que serão a linha avançada do Banco Alimentar neste fim de semana – grupos de escuteiros e de catequese, associações parceiras, muitos jovens estudantes e pessoas generosas; incluindo, também, o voluntariado empresarial, que tem vindo a colaborar na actividade do Banco Alimentar, evidenciando um crescente compromisso e responsabilidade social com esta causa.
Esta campanha ganha uma importância ainda maior nesta altura, porque o número de pessoas a pedir apoio alimentar aumentou 23% relativamente a 2024, reflectindo os dados oficiais da pobreza nos Açores que têm vindo a piorar nos últimos anos. São muitas as famílias afectadas com o aumento do custo de vida, com dificuldades no acesso a bens essenciais como a alimentação e a habitação, face aos seus vencimentos, pelo que a nossa solidariedade activa para com elas é fundamental.
Desde o início de 2025, foram distribuídos 185 mil quilos de alimentos, o que tem permitido apoiar mensalmente 630 famílias vítimas de carência alimentar. Estes apoios são feitos com a ajuda de assistentes sociais do Instituto de Acção Social, Câmaras Municipais e associações parceiras, que identificam as famílias mais necessitadas.
Importa ainda destacar que 54% das pessoas ajudadas são crianças e idosos, os dois grupos mais vulneráveis da nossa sociedade.
O principal objectivo é recolher os alimentos essenciais para os cabazes a distribuir: leite, arroz, massas, farinha, azeite, óleo, grão, feijão, atum em conserva, salsichas, bolachas, papas e cereais de pequeno-almoço.
Para continuar a oferecer este apoio, o Banco Alimentar necessita de garantir um abastecimento de 22.000 kg de alimentos todos os meses (por exemplo, 7500 litros de leite, 2500 kg de arroz ou 3800 de legumes enlatados). Assim, cada doação, por menor que seja, tem a maior importância e faz toda a diferença, tanto para o Banco Alimentar quanto para as famílias que dependem dessa ajuda.
As contribuições podem ser feitas nos postos de recolha das lojas aderentes, entregando alimentos aos voluntários; online, no site www.alimentestaideia.pt ; directamente no armazém do Banco Alimentar em Ponta Delgada; ou através de donativo financeiro, com benefício fiscal, através do IBAN: PT50 0018 0008 0672 7688 020 35 ou MB WAY: 917 355 330.