Portugal e a Agência Espacial Europeia (ESA) escolheram a ilha de Santa Maria, nos Açores, como local de aterragem do voo inaugural do Space Rider, consolidando o desenvolvimento do futuro Centro Tecnológico Espacial de Santa Maria, num investimento estimado em 15 milhões de euros.
No quadro da subscrição nacional dos programas da ESA, no valor de 204,8 milhões de euros, Portugal assegurará o desenvolvimento do futuro Centro Tecnológico Espacial de Santa Maria (Santa Maria Space Hub) e local de aterragem do Space Rider, com a contribuição e o compromisso do Governo Regional dos Açores.
A escolha de Santa Maria como local para a aterragem do novo veículo reforça o papel estratégico dos Açores no contexto europeu e insere-se numa visão mais ampla de criação de um polo espacial multifacetado na ilha, que inclui também as iniciativas de acesso e retorno do espaço a instalar em Santa Maria.
Açores com papel central
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, salienta que “tendo por base o investimento realizado nos últimos 25 anos e as capacidades científica, tecnológica e empresarial desenvolvidas, Portugal decidiu reforçar a sua aposta na área do Espaço no próximo ciclo da Agência Espacial Europeia”.
“A Região Autónoma dos Açores terá um papel central no desenvolvimento da nova estratégia para o Espaço e na afirmação de Portugal como uma nação Atlântica através do Espaço, nomeadamente através da criação de um Hub Espacial na ilha de Santa Maria, alinhado com os objectivos de reforço da autonomia da Europa nas operações de lançamento e de retorno, e também através do desenvolvimento de capacidades de observação da terra e dos oceanos”, acrescenta.
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinha: “Vivemos um tempo de oportunidades, em que os Açores, pela sua história e pela sua geografia, se afirmam ainda mais relevantes para Portugal e para a Europa. Estamos preparados para o mundo e para o futuro, valorizando o potencial do espaço, do mar, da ciência e das novas tecnologias”.
Acrescenta ainda que “o dia de hoje é motivo de grande satisfação para o País e de especial orgulho para os Açores. Este passo grandioso engrandece-nos enquanto Região e reforça o nosso papel estratégico no desenvolvimento do sector espacial europeu”.
Indústria espacial nacional
O investimento nacional, realizado via ESA, garante os meios necessários para avançar com a fase de preparação das infraestruturas, reforçando a participação de Portugal em programas estruturantes europeus e a competitividade da indústria nacional ligada às tecnologias espaciais.
Portugal vai aumentar em 51% a sua contribuição financeira para ESA, durante o período 2026-2030, para um total de 204,8 milhões de euros, o que evidencia o compromisso do país com o setor do Espaço.
A subscrição nacional envolve as áreas governativas da Ciência e Inovação, da Economia, das Infraestruturas e, pela primeira vez, da Defesa e do Ambiente, bem como a Região Autónoma dos Açores, que contribui com 3 milhões de euros.
No quadro da subscrição portuguesa dos programas da ESA, o contributo do Governo Regional dos Açores será aplicado integralmente no ecossistema espacial de Santa Maria. Em concreto, este montante será dedicado ao desenvolvimento do futuro Centro Tecnológico Espacial de Santa Maria (Santa Maria Space Hub), que acolherá o regresso do voo inaugural do Space Rider.
Com este acordo e com o compromisso financeiro agora assumido, Portugal dá um novo passo na consolidação de Santa Maria como hub espacial europeu e na criação de novas oportunidades científicas, tecnológicas e económicas para o país e para a Região Autónoma dos Açores, afirmando-se como ator estratégico no sector a nível europeu.
O acordo foi assinado em Bremen, na Alemanha, pelo Ministro da Educação, Ciência e Inovação de Portugal, Fernando Alexandre, pelo Director-Geral da ESA, Josef Aschbacher, e pelo Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, momento testemunhado pelo Ministro das Empresas de Itália, Adolfo Urso, país que lidera a missão Space Rider.
Os 23 Estados-membros da ESA, da qual Portugal faz parte há 25 anos, estiveram reunidos desde quarta-feira em Bremen, na Alemanha, para apresentar as suas propostas de contribuição financeira e definir as prioridades para o ciclo 2026-2030.
Portugal tornou-se formalmente membro da Agência Espacial Europeia em 14 de novembro de 2000.
