A cerimónia de entrega de prémios da 58.ª edição do Azores Rallye decorreu na Alameda das Portas do Mar, assinalando o encerramento de uma prova que voltou a colocar Ponta Delgada e a ilha de São Miguel no centro das atenções do desporto automóvel regional.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, entregou o primeiro prémio à dupla vencedora, Rúben Rodrigues / Jorge Carvalho, que se destacou pela consistência e domínio ao longo dos dois dias de competição. O segundo e terceiro lugares foram atribuídos, respectivamente, às equipas Luís Rego Jr. / José Janela e Henrique Moniz / Jorge Diniz.
A prova representou o regresso de um dos maiores eventos desportivos dos Açores, após o cancelamento em 2024, e voltou a ser apoiada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.
À saída da cerimónia de entrega de prémios, o Vice-Presidente disse que o apoio ao Azores Rallye é reflexo do compromisso do município com o fomento do desporto automóvel, a dinamização económica e a promoção do território.
“Este rali demonstrou, mais uma vez, a capacidade de Ponta Delgada para receber grandes eventos desportivos, com impacto mediático e turístico para todo o concelho”, afirmou Pedro Furtado.
O autarca relembrou que, já em Junho passado, a autarquia assegurou a concretização da 1.ª edição do Rallye de Ponta Delgada, marcando o regresso do automobilismo à ilha de São Miguel após dois anos sem provas.
“A realização do Rallye de Ponta Delgada foi um marco incontornável. Representou o regresso da emoção dos ralis à nossa ilha e demonstrou o papel central de Ponta Delgada no que respeita à realização de eventos desportivos de excelência”, destacou o Vice-Presidente.
A aposta nestes eventos, reforçou, integra o trabalho continuado que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver para prestigiar e projectar internacionalmente o concelho, fortalecendo a sua imagem enquanto destino dinâmico, competitivo e culturalmente activo.
Pedro Furtado enalteceu ainda “a extraordinária organização assegurada pelo Grupo Desportivo Comercial”, cuja experiência e profissionalismo foram determinantes para o sucesso de ambas as provas.
O autarca sublinhou também o “comportamento exemplar do público, que tem acorrido em grande número e demonstrou civismo e total respeito pelas normas de segurança”.
Destacou igualmente a elevada qualidade dos pilotos em competição e o papel essencial das forças de segurança e socorro, nomeadamente da Polícia Municipal, Polícia de Segurança Pública e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, “cujas equipas garantiram, com dedicação e competência, a segurança de todos os envolvidos”.