Edit Template

Açores certificados como destino turístico sustentável de “Ouro Nível II”

Os Açores acabam de alcançar a certificação “Ouro Nível II” como destino turístico sustentável, pela EarthCheck, organização mundial especializada em certificação, consultoria e assessoria em sustentabilidade, especialmente voltada para destinos turísticos e para a indústria do turismo.
Esta é mais uma certificação que, segundo a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral, “orgulha” a Região e “vem provar que o Governo dos Açores está a trilhar o caminho certo para consolidar o destino”.
Os Açores alcançaram a Certificação de Ouro da EarthCheck, como destino turístico sustentável, em 2024 (já detinham o Nível IV de Prata).
Esta nova conquista dos Açores (“Ouro Nível II”), prossegue a governante, “vem reforçar a liderança da Região em matéria de sustentabilidade, consistindo num reconhecimento internacional que posiciona os Açores num patamar de excelência”.
“Além de testemunhar o compromisso da Região para com a preservação do património natural e cultural das nove ilhas, a certificação EarthCheck reforça o posicionamento do destino, ao conceder-lhe uma vantagem competitiva no mercado, em relação aos destinos concorrentes”, adianta.
Berta Cabral acrescenta que “esta certificação é um processo integrado e de melhoria contínua, que exige um trabalho activo mediante adopção e monitorização de iniciativas estratégicas, suportadas nos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ODS), que incluem a gestão competente dos recursos naturais, a preservação da cultura e sociedade, e protecção da biodiversidade”.
E prossegue: “Os Açores continuarão a trabalhar para manter e aprimorar os padrões de sustentabilidade do destino, com o propósito de preservar a singularidade natural e cultural do território, proteger o bem-estar da comunidade local, bem como beneficiar os visitantes para que possam experienciar os Açores na sua forma mais autêntica e preservada”.
Sob alçada da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, a Estrutura de Gestão da Sustentabilidade do Destino Turístico Açores (Açores DMO), é a entidade responsável pela gestão da sustentabilidade do destino Açores.
Os Açores são, até ao momento, o primeiro arquipélago no mundo com esta certificação.
Berta Cabral sublinha que o peso do turismo na economia açoriana tem vindo a intensificar-se – apesar de colher ‘medalhas’ na sustentabilidade, o arquipélago assume um “processo contínuo” e desafios face à pressão turística.
A governante refere, ainda, que “o posicionamento dos Açores enquanto destino turístico tem-se desenvolvido numa premissa de sustentabilidade”.
“Os Açores são um exemplo nacional e até mundial, de como é possível conciliar turismo, conservação da natureza e qualidade de vida. O ímpeto de sustentabilidade também é sentido por parte dos operadores turísticos: No global, tem-se feito muito nos Açores, nos últimos anos, na direcção da sustentabilidade. Em comparação com outros sítios, há uma grande preocupação com esse tema”, conclui.

Edit Template
Notícias Recentes
Aplicação mySaúde Açores passa a disponibilizar informação sobre farmácias de serviço
Governo dos Açores reforça Bombeiros de Vila Franca do Campo com novos meios e investimento regionalna Protecção Civil
Projecto açoriano sobre o papel das mulheres no Espírito Santo conquista apoio internacional e prepara nova obra
República autoriza despesa plurianual até 2028 para compensações ligadas às restrições da pesca no Parque Marinho dos Açores
Comissão Histórica para a Causa de Beatificação de Madre Teresa da Anunciada realiza primeira reunião presencial no Santuário
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores