Edit Template

Alexandre Bettencourt: Um grande entusiasta e excelente praticantede basquetebol

O Alexandre Bettencourt, mais conhecido pelo “Pilhas”, nasceu na Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Angra do Heroísmo e residiu quase toda a sua vida na freguesia de Santa Luzia. Tal como as outras crianças, daquela zona habitacional, frequentou a Escola Primária do Alto das Covas. Após o ensino primário habituou-se a subir e a descer a Ladeira de S. Francisco a caminho e regresso do Liceu Nacional de Angra do Heroísmo, hoje designado por Escola Secundária Padre Jerónimo Emiliano de Andrade.
Naquele tempo, a grande atração do Alexandre era assistir aos jogos de basquetebol entre as equipas locais que se realizavam no Lawn Ténis Club e no popular ringue de patinagem. Como o Alexandre tinha familiares residentes na Base Aérea das Lajes deslocava-se ali, com frequência, para assistir aos jogos da NBA, transmitidos pela estação televisiva dos norte americanos. Assim, tornou-se um grande entusiastado basquetebol.
Ainda com a idade deiniciado/juvenil começou a treinar e a jogar no Club Oliva, então patrocinado pela conhecida empresa de máquinas de costura, sob a orientação do treinador Josué Cardoso. Mais tarde, já com a idade de júnior jogou no Sport Club Angrense, tendo sido treinado pelo Valdemar Belo. Nos primeiros anos da década de 80,com a criação dos “Jogos Juvenis Açorianos”, dos “Jogos Desportivos Açorianos” e dos “Jogos Juvenis Insulares Açores-Madeira” integrou diversas seleções da ilha Terceira e dos Açores. A partir da época de 1984/85 representou sempre o Sport C. Lusitânia nas competições realizadas na Terceira, a nível regional e em campeonatos nacionais da 3ª e 2ª divisões tendo conquistado diversos títulos. Depois de deixar de jogar aum elevado nível competitivo, a que estava habituado, ainda alinhou pelo núcleo sportinguista juntamente com alguns colegas, que também eram apaixonados pelo basquetebol, quer dizer, uma equipa de veteranos.
O Alexandre Bettencourt, que tive a oportunidade de treinar, por diversas ocasiões, quando era ainda muito jovem, foi sempre um atleta dedicado que introduzia uma dinâmica muito especial ao próprio jogo. A sua entrega ao jogo contagiava o comportamento dos companheiros. Jogava e fazia jogar os colegas de equipa. Para além dessas qualidades, também era um bom lançador de 3 pontos. Um bom exemplo dentro e fora do campo.
Abraço.
Eduardo Monteiro

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro anuncia novo apoio ao investimento empresarial com 40 milhões do PRR e majorações até 70%
Frota açoruana proibida de pescar alfonsim após esgotar quota anual
Grupo SATA anuncia consolidação da melhoriade resultados no terceiro trimestre do ano
Tribunal Arbitral fixa serviços mínimos da Atlânticoline no triângulo
Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertam para agitação marítima nos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores