O Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada vai inaugurar, hoje, dia 10 de Dezembro, pelas 18h30, a exposição “Nenúfares” da escultora e artesã Isabel Silva Melo.
A exposição vai reunir um total de 26 peças escultóricas na Sala do Forno, podendo ser apreciada pelo público de 11 de Dezembro a 15 de Janeiro de 2026.
“Nesta exposição, abre-se um campo de ressonância entre memória e invenção, onde Isabel Silva Melo se afirma na tensão viva entre o gesto ancestral do oleiro — que une a mão à terra — e a abordagem conceptual da artista, que interroga o sentido, o corpo e a matéria”, pode ler-se na sinopse de “Nenúfares”, escrita por Alexandra Baptista, Presidente da Associação Largo dos Artistas.
As obras, acrescenta, “nascem desse gesto e da paciência do tempo que espera. São corpos de barro que evocam folhas suspensas, jardins contidos que oscilam entre o peso da matéria e a leveza da ideia — plantas que se banham nas mesmas águas que reflectem a lua”.
Tendo, também, em conta o facto de as peças se mostrarem revestidas por “engobes e vidrados”, Alexandra Batista apresenta ainda a exposição “Nenúfares” como um “lugar onde o barro se lembra de ser terra — e onde a terra, por um instante, sonha ser reflexo”.
Isabel Silva Melo licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1991, e concluiu uma pós-graduação em Design do Produto – Joalharia pela Escola Superior De Arte e Design, em Matosinhos, dois anos mais tarde.
Em 2017, inscreveu-se numa formação de Cerâmica no Museu Carlos Machado, orientada pelo ceramista Delfim Manuel, onde aprendeu os conceitos de cerâmica, nomeadamente, a manipulação do barro visando a cozedura.
Em Maio desse mesmo ano, Isabel Silva Melo tornou-se também uma artesã certificada na área da cerâmica figurativa, tendo recebido convites e participado em mais feiras e exposições.
Em 2019, recebeu Menção Honrosa no Concurso de Artesanato – Artesanato Tradicional da FIA – Feira Internacional de Artesanato, em Lisboa, e foi galardoada com o 1.º Prémio do Prémio Nacional de Artesanato – Empreendedorismo Novos Talentos, promovido pelo IEFP.
Mais recentemente, em 2022, voltou a ser reconhecida na FIA Lisboa com uma Menção Honrosa no Concurso de Artesanato – Artesanato Contemporâneo.