Edit Template

Centro Municipal de Cultura expõe “Nenúfares” de Isabel Silva Melo

O Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada vai inaugurar, hoje, dia 10 de Dezembro, pelas 18h30, a exposição “Nenúfares” da escultora e artesã Isabel Silva Melo.
A exposição vai reunir um total de 26 peças escultóricas na Sala do Forno, podendo ser apreciada pelo público de 11 de Dezembro a 15 de Janeiro de 2026.
“Nesta exposição, abre-se um campo de ressonância entre memória e invenção, onde Isabel Silva Melo se afirma na tensão viva entre o gesto ancestral do oleiro — que une a mão à terra — e a abordagem conceptual da artista, que interroga o sentido, o corpo e a matéria”, pode ler-se na sinopse de “Nenúfares”, escrita por Alexandra Baptista, Presidente da Associação Largo dos Artistas.
As obras, acrescenta, “nascem desse gesto e da paciência do tempo que espera. São corpos de barro que evocam folhas suspensas, jardins contidos que oscilam entre o peso da matéria e a leveza da ideia — plantas que se banham nas mesmas águas que reflectem a lua”.
Tendo, também, em conta o facto de as peças se mostrarem revestidas por “engobes e vidrados”, Alexandra Batista apresenta ainda a exposição “Nenúfares” como um “lugar onde o barro se lembra de ser terra — e onde a terra, por um instante, sonha ser reflexo”.
Isabel Silva Melo licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1991, e concluiu uma pós-graduação em Design do Produto – Joalharia pela Escola Superior De Arte e Design, em Matosinhos, dois anos mais tarde.
Em 2017, inscreveu-se numa formação de Cerâmica no Museu Carlos Machado, orientada pelo ceramista Delfim Manuel, onde aprendeu os conceitos de cerâmica, nomeadamente, a manipulação do barro visando a cozedura.
Em Maio desse mesmo ano, Isabel Silva Melo tornou-se também uma artesã certificada na área da cerâmica figurativa, tendo recebido convites e participado em mais feiras e exposições.
Em 2019, recebeu Menção Honrosa no Concurso de Artesanato – Artesanato Tradicional da FIA – Feira Internacional de Artesanato, em Lisboa, e foi galardoada com o 1.º Prémio do Prémio Nacional de Artesanato – Empreendedorismo Novos Talentos, promovido pelo IEFP.
Mais recentemente, em 2022, voltou a ser reconhecida na FIA Lisboa com uma Menção Honrosa no Concurso de Artesanato – Artesanato Contemporâneo.

Edit Template
Notícias Recentes
Palácio de Sant’Ana acolhe concertode jovem pianista Luís Martins
Trabalhadores do pessoal de terra da SATA Air Açores alertam para riscos da privatização do handling
Escola da Ribeira Grande distinguida em concurso nacional “Escola Amiga da Criança”
São Jorge torna-se a primeira área do país totalmente certificada em Bem-Estar Animal
EBI da Lagoa destaca redução de casos de bullying e reforça aposta na prevenção e cidadania
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores