Edit Template

EDA aprova plano estratégico plurianual e orçamento para 2026 em assembleia geral de accionistas

Foi anteontem aprovado em Assembleia Geral da EDA o Plano Estratégico Plurianual e Orçamento do Grupo EDA para 2026.
Conforme comunicado da empresa, o Plano prevê para o investimento um valor total de 454,6 milhões de euros para o período entre 2026 e 2030, dos quais 117,6 milhões de euros são para a EDA Renováveis, “revelando o forte compromisso do Grupo para com a transição energética, sem descurar a necessária segurança de abastecimento de energia elétrica aos nossos clientes, assegurada pelos investimentos previstos para os centros produtores térmicos das nove ilhas dos Açores, lê-se no comunicado.
Este plano incorpora também diversos projetos de inovação, com um valor estimado de 1,4 milhões de euros.
“Antecipamos um crescimento da emissão de energia elétrica em 2025 de 1,9%, fruto do crescimento da atividade económica, e para 2026 um crescimento mais moderado de 1,2%. No período 2026-2030 prevemos na emissão uma variação média anual de 1,7%.
Estimamos também um incremento da aquisição de energia elétrica renovável em todas as ilhas e o plano proposto pode potenciar o aumento da energia elétrica emitida com base em energias renováveis nos Açores para 51% em 2030, excedendo os 55% nesse ano com a incineração de resíduos. Prevê-se que, em 2030, face à estimativa de 2025, a energia geotérmica tenha um crescimento de cerca de 76% e a eólica de 82%.Estas metas poderão ser mesmo ultrapassadas caso surjam mais projetos de outros produtores, tendo em conta o preceituado na nova legislação para o setor elétrico da Região, já aprovada pela Assembleia Legislativa Regional.
A sustentabilidade financeira da EDA continua a ser o foco principal, porque só desta forma poderemos garantir que temos condições para continuar a investir de forma intensiva, como o nosso negócio exige, assegurarmos as necessidades dos nossos clientes, gerar valor para os acionistase também a salvaguarda e valorização dos postos de trabalho”, é ainda dito pela eléctrica açoriana.

Edit Template
Notícias Recentes
Regulamento Espacial da União Europeia põe Santa Maria no centro do mapa e Comité das Regiões quer regiões à mesa das decisões
EDA aprova plano estratégico plurianual e orçamento para 2026 em assembleia geral de accionistas
TAP vai ligar o Porto à ilha Terceira a partir de Março de 2026
Governo dos Açores reforça proximidade e humanização nos cuidados de saúde
Pingo Doce e Make-A-Wish unem forças para realizar desejos neste Natal
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores