Edit Template

Blue Azores promove exibição de documentário “Ocean com David Attenborough” sobre a protecção do oceano

O Programa Blue Azores vai promover a exibição do documentário ‘Ocean with David Attenborough’, co-produzido pela National Geographic narrado por David Attenborough – figura e voz icónica no mundo dos documentários sobre a natureza -, que explora o papel vital do oceano na manutenção da vida no planeta, bem como os principais desafios e soluções para a sua conservação.
A primeira sessão tem início às 18h00, no dia 7 de Janeiro, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Embora a entrada seja gratuita e aberta ao público, mediante registo prévio, as vagas já se encontram totalmente esgotadas face à lotação do espaço.
Após a exibição do filme haverá uma mesa-redonda, com o objectivo de promover a reflexão e a discussão em torno dos temas abordados no documentário, bem como de questões actuais relacionadas com a conservação do mar dos Açores e com os próprios objectivos do Blue Azores.
Moderada por Paula Gouveia, directora do jornal Açoriano Oriental, a mesa redonda conta com a participação de Adriano Quintela, especialista em ordenamento do território no Blue Azores, Débora Gutierrez, investigadora da Universidade dos Açores, e Bruno Sérgio, biólogo marinho e mergulhador da Best Spot Azores Dive Center. Estão ainda previstas exibições noutros três municípios da ilha de São Miguel. A iniciativa deverá ser alargada às restantes ilhas ao longo de 2026, com o objectivo de envolver as comunidades locais e públicos de todas as idades no arquipélago.
O documentário Ocean mostra, de forma impactante, a degradação progressiva dos ecossistemas marinhos, recorrendo a imagens inéditas que revelam resultados de práticas como a pesca de arrasto de fundo, ao mesmo tempo que evidencia os benefícios concretos da criação de Áreas Marinhas Protegidas (AMP).
Com a entrada em vigor da lei que estrutura o Parque Marinho dos Açores, a 1 de Janeiro de 2026, torna-se particularmente relevante dar a conhecer à comunidade o que está a ser feito para proteger o mar açoriano, mas também sensibilizar e envolver o público sobre a importância da conservação do oceano e sobre as soluções que podem ser promovidas de forma colectiva.
O documentário apresenta uma narrativa simultaneamente inspiradora e urgente, estabelecendo uma ligação clara entre os desafios globais do oceano, reforçando pilares centrais do Blue Azores, como: o envolvimento das comunidades locais; o aumento da consciencialização sobre os desafios que o oceano enfrenta, e a valorização das AMP como ferramentas fundamentais de conservação.

Edit Template
Notícias Recentes
Teleconsultas sobem para 19 969 em 2025 e mudam padrão de procura nas Unidades de Saúde de Ilha
Açores 2030 prevê 22 avisos em 2026 com 114,35 milhões de euros para apoiar projectos na Região
Portuguesa VisionWare leva Cibersegurança à Universidade dos Açores
Programa LEADER atinge execução de 42 milhões de eurose reforça apoio ao investimento rural, afirma António Ventura
Governo da República prepara medidas para valorizar a calçada portuguesa e Ponta Delgada integra candidatura à UNESCO
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores