Edit Template

Autarquia de Ponta Delgada reforça contenção fiscal e mantém Imposto Municipal sobre Imóveis nos 0,3%

O Município de Ponta Delgada vai manter a taxa mínima de 0,3% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 2026, seguindo a política de contenção fiscal e apoiando as famílias face ao contexto económico atual. A autarquia continua, assim, alinhada com a maioria das câmaras do país, num ano em que 205 dos 308 municípios portugueses aplicam a taxa mínima deste imposto.
De acordo com dados divulgados pela Autoridade Tributária e compilados pelo Jornal de Negócios, cerca de 49,5% da população portuguesa — mais de 5,3 milhões de residentes — beneficiará da taxa mais baixa do IMI, refletindo uma tendência de estabilização e redução generalizada. Em sentido contrário, apenas quatro municípios optaram por aumentar o imposto, enquanto 34 decidiram reduzi-lo ligeiramente.
A decisão de manter o IMI no valor mínimo em Ponta Delgada explica-se pelo reforço da estratégia da autarquia de preservar o poder de compra das famílias e de continuar a promover a atratividade do concelho. A medida abrange imóveis urbanos e habitacionais, favorecendo em especial os agregados familiares com habitação própria e permanente.
Além disso, a autarquia continuará a aplicar o IMI familiar, que prevê descontos de 30 euros para famílias com um filho, 70 euros para dois e 140 euros para três ou mais filhos, mediante registo atualizado no Portal das Finanças até 15 de fevereiro.
No contexto regional e nacional, Ponta Delgada destaca-se entre as 12 capitais de distrito que mantêm a taxa mínima, ao lado de Lisboa, Coimbra, Leiria e Funchal, reforçando o compromisso com uma política fiscal equilibrada, socialmente justa e promotora da estabilidade económica local.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Soares reuniu com o Director Regional da Saúde
UGT/Açores reivindica aumentos salariais entre 5% e 9% e reforço do diálogo social em 2026
Autarquia de Ponta Delgada reforça contenção fiscal e mantém Imposto Municipal sobre Imóveis nos 0,3%
PJ e Marinha apreendem quase nove toneladas de cocaína num submersível ao largo dos Açores
Programa das comemorações dos 50 anos da Autonomia apresentado em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores