Edit Template

Câmara Municipal da Lagoa reage a crítica do PSD/Lagoa

Na sequência do comunicado divulgado pelo PSD Lagoa, sob o título “PSD/Lagoa considera exagerada autorização de despesa de 748 mil euros ao autarca em delegação de competências, a autarquia Lagoense emitiu ontem uma nota onde refere que “os limites de delegação de competências são os que se encontram estabelecidos no Decreto-Lei n.º 197/99, de 8 de junho, e correspondem a uma faculdade legal de organização administrativa, seguida de forma corrente pelas Câmaras Municipais em Portugal, incluindo na Região Autónoma dos Açores. O valor referido não é um “montante atribuído” por decisão do executivo, nem uma autorização extraordinária de despesa, é, simplesmente, a expressão do limite legalmente previsto para a prática de actos ao abrigo de delegação.
A proposta foi apresentada e aprovada em reunião de Câmara de 27 de outubro de 2025, primeira reunião do mandato. Nessa votação, o vereador da oposição, presente na reunião, optou pela abstenção. Torna-se, ainda mais, no mínimo incoerente que o mesmo assunto seja, 4 meses depois, projetado na praça pública com um enquadramento demagógico, procurando fazer crer Excepcionalmente onde existe apenas a aplicação normal de um instrumento legal de organização administrativa.
Importa igualmente clarificar que a delegação não “cria” despesa, não dispensa requisitos e não contorna a disciplina orçamental. Com delegação ou sem delegação, qualquer despesa municipal está sempre sujeita às mesmas exigências legais e orçamentais, incluindo cabimento, compromisso e enquadramento no Plano e Orçamento Municipal aprovado. A delegação limita-se a agilizar a tramitação administrativa, dentro dos limites que a lei define.
Neste contexto, a Câmara Municipal de Lagoa lamenta as considerações e as insinuações produzidas pelo PSD Lagoa. Considera-se que as mesmas são tentativas de desinformação aos lagoenses, que não abonam a favor do interesse público e desenvolvimento do concelho, até porque todos os esclarecimentos solicitados pela oposição foram e são devidamente prestados, bem como todas as deliberações foram e são tomadas em sede própria, com total transparência e rigor institucional”.

Edit Template
Notícias Recentes
Director-geral da Autoridade Marítima aponta Açores como ponto-chave nas rotas atlânticas
Santa Clara convoca accionistas para decidir transformação de suprimentos em prestações assessórias de capital
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida no concelho da Ribeira Grande
Ordem dos Enfermeiros defende vigilância da gravidez de baixo risco assegurada por enfermeiros especialistas
Lagoa apresenta plano municipal para a infância e assinala Dia Internacional do Brincar com seminário dedicado à aprendizagem
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores