O Museu de Angra do Heroísmo e o Museu da Horta foram distinguidos com os prémios da APOM – Associação Portuguesa de Museologia.
O Museu de Angra do Heroísmo recebeu o prémio da categoria “Incorporação”, com a “Sala Vergílio Schneider”, através do depósito de colecção, e uma menção honrosa na categoria “Parceira”, com o projecto “Minimaratona de leitura”.
Já o Museu da Horta recebeu uma menção honrosa na categoria “Salvaguarda, Conservação e Restauro”, pelo projecto “Roda do Leme – Do Mar ao Museu”.
Para a Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, estas distinções “constituem-se como incentivos aos museus da Região pelo trabalho desenvolvido e que poderão desenvolver”.
“Somos conhecidos pelo nosso potencial natural, mas constitui um desiderato para o Governo Regional dos Açores a capacitação da cultura, e isso faz-se em parceria com os nossos museus”, referiu a governante na cerimónia de entrega dos prémios.
A cerimónia de entrega das distinções decorreu na Alfândega do Porto.
Na ocasião, o Director do Museu de Angra do Heroísmo, Jorge Paulus Bruno, foi distinguido com o prémio de mérito profissional na área de museologia.
Também a Vitec Azores TV foi distinguida com o prémio “trabalho jornalístico” e Vergílio Schneider recebeu a distinção de “coleccionador”.
A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) promove, desde 1997, a cerimónia de atribuição dos Prémios APOM, destinada a distinguir museus, projectos, profissionais e actividades desenvolvidas no sector.