O PAN/Açores questionou o Governo Regional sobre a execução dos programas Solenerge e Proenergia, considerados “cruciais para a transição energética” no arquipélago, anunciou o partido.
“Na sequência das declarações da senhora Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas […] e após análise dos relatórios de resultados dos programas de apoio à transição energética, o partido constatou que os dados recentes apontam para uma execução significativamente abaixo daquelas que são as metas estabelecidas para o próximo ano de 2025”, justifica o PAN, em comunicado. O partido, que enviou um requerimento ao Governo Regional através do Parlamento açoriano, refere que os dois programas, financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e alinhados com o REPowerEU, “têm como objectivo acelerar a transição energética na Região através da conjugação da instalação de sistemas fotovoltaicos com equipamentos para armazenamento de energia eléctrica”.
“Até Maio do presente ano e desde o início da vigência do programa, das 5.035 intenções de investimento submetidas ao Solenerge, apenas 1.031 foram pagas, resultando numa potência instalada de 6.476,13 kW – muito aquém do objectivo de 12,6 MK para 2025”, salienta o partido.
O PAN/Açores acrescenta que “o orçamento disponível de 19 milhões de euros do PRR já foi ultrapassado, obrigando à antecipação da verba disponível para 2025, sendo a possibilidade de reforço da verba incerta”.
“Esse cenário, juntamente com a demora no pagamento e na instalação dos sistemas, com uma lista de espera superior a um ano e três meses, levanta preocupações quanto à capacidade do programa Solenerge atingir os seus objectivos dentro dos prazos estipulados”, sublinha.